16 março, 2021

Lançamento ARTE DE AUTOR: Armazém Central, vol. 1 - MARIE

A segunda bela surpresa deste mês da ARTE DE AUTOR é esta (re)edição de «Marie», o primeiro volume da saga «Armazém Central». Trata-se de uma daquelas reedições que fazem todo o sentido. Por vezes, temos situações que, enquanto leitores, não compreendemos, mas não é este o caso. Por dois motivos.

O primeiro, porque promessas cumprem-se. A editora já o havia dito, depois de ter pegado nos direitos da série, e dado continuação com a publicação dos inéditos tomos 4 e 5 reunidos num álbum duplo. Na altura houve muita gente que questionou se haveria ou não a possibilidade de relançamento dos álbuns anteriores. E aqui leva-nos ao segundo motivo.

O álbum «Marie» editado pela ASA em 2007, há muito que desapareceu dos escaparates das livrarias, e mesmo no mercado de segunda mão, é muito difícil de o encontrar. Assim, e sobretudo para aqueles leitores, que não acompanharam o inicio desta encantadora história, assinada a "quatro mãos" por Loisel e Jean-Louis Tripp, sobre o dia-a-dia de uma pequena comunidade rural nos anos 20, a oportunidade está disponível a partir desta semana.
 
MARIE
Canadá, 1926. Na aldeia de Notre-Dame-des-Lacs, o quotidiano decorre segundo uma normalidade bucólica, assente na agricultura, na pastorícia e na caça. No centro da pequena povoação - e da vida local - está o armazém de Félix Ducharme, que assegura aos seus concidadãos todas as suas necessidades: alimentos, ferramentas, artigos para a casa, vestuário, utilidades… Mas de súbito, essa normalidade aparentemente imutável vai ser alterada pela morte de Félix. Privada do único local de comércio, sem o seu fornecedor, a pacata localidade parece caminhar para o seu fim. É então que Marie, a jovem viúva de Félix, decide abraçar a actividade do marido, assumir o seu lugar, aprender de forma auto-didacta a conduzir o velho camião que permite ir buscar os bens à vila mais próxima e manter aberto e fornecido o armazém. Algo inaudito em meados dos anos 20 do século passado - e por isso inicialmente não bem aceite por alguns. 
 
 
 
 
Ficha técnica:
MARIE - Armazém Central, Volume 1
Argumento e Desenho de Loisel e Tripp
Edição cartonada, formato 227x302, cores, 80 págs.
ISBN: 978-989-54827-8-8
PVP: € 21,00€
Edição ARTE DE AUTOR

2 comentários:

Ricardo Amaro disse...

Louvável! Claro que preferia que fosse duplo também, mas...

Nuno Neves disse...

Eu penso que a ideia é publicar os volumes 2 e 3 em álbum duplo