10 agosto, 2021

Os primeiros convidados da Comic Con Portugal de 2021

 
Depois do forçoso cancelamento da edição de 2020, a grande novidade deste ano da COMIC CON PORTUGAL é, sem dúvida, a transferência do festival do Passeio Marítimo de Algés (em Oeiras) para o Parque das Nações (em Lisboa). A capital será assim a 3ª casa do evento. A pouco menos de quatro meses da sua realização, se tivesse que apostar diria que para nos prepararmos para uma forte presença de autores do país vizinho, atendendo aos tempos incertos que atravessamos, e aos fortes condicionalismos decorrentes da pandemia, praticamente inviabilizam grandes deslocações, vindas, por exemplo, de países como o Brasil ou os EUA.
 
Assim, foi praticamente sem surpresa que recebemos os nomes de Miguelanxo Prado e de Paco Roca como as primeiras confirmações. Autores (repetentes) bem conhecidos dos leitores portugueses, não só pela sua inegável qualidade artística, mas também pela vasta obra já publicada em português. Prado repete a vista, uma vez já foi convidado na edição de 2018. Roca foi convidado do festival de Beja em 2016. A bela surpresa é o nome do holandês Peter Van Dongen. Não é nenhum desconhecido, uma vez que foi um dos convidados de festival de Beja de 2019, assinou «O Vale dos Imortais» o 26º álbum da série «Blake e Mortimer» e mantém-se como um dos desenhadores do próximo álbum «O Último Espadão», cujo lançamento está previsto em Portugal justamente para Dezembro. Bem feitas as coisas e o lançamento ocorre na Comic Con.
 
Bons nomes para abrir, mas o que eu gostaria muito era de ver Jordi Bernet na lista dos convidados! 
 

5 comentários:

Antonio disse...

Lista pequena, ainda muito pequena... faz-me recear que o investimento na presença em BD seja igual ou menor que nas edições anteriores. Nunca visitei a Comic Con precisamente por este facto - pouco Comic muito Con. E porque não convidar de novo nomes maiores da BD do país vizinho como David Rubín ou Max (com uma breve passagem na Amadora BD...), Albert Monteys (a seguir a D. Rubin talvez o autor espanhol mais editado internacionalmente), ou menos conhecidos mas excelentes Pablo Alaudell, Toño Benevides, Mikel Begoña / Iñaket, Cristian Robles, Lucas Varela e Agrimbau (argentinos mas a residir aqui ao lado...), Jorge Gonzáles (também argentino) e muitos, muitos mais... Autores franco-belgas onde estão?...

Ricardo Amaro disse...

Tony Sandoval 🙌🏼

Unknown disse...

António, lista pequena mas maior que a do Festival da Amadora que se realiza antes :) agora mais a sério, ainda faltam 4 meses e não sei se esta nova data não colide com outros festivais europeus, e daí alguma dificuldade em autores franco-belgas. mas a presença do Van Dongen em ano de Blake e Mortimer é muito bom! Quanto ao David Rubin já foi convidado da ComicCon aquando do lançamento de Beowulf pela Ala dos Livros. Quanto a mais convidados, preferencialmente preferia autores já publicados em Portugal. E pela armada espanhola tinha-se tanto por onde escolher... Juanjo Guarnido, Tomás Guerrero, Guillem March, Bartolomé Ségui e claro Jordi Bernet :)

Unknown disse...

Ricardo, o Sandoval também já foi convidado da Comic Con!

Antonio disse...

@Unknown Viva. A minha avaliação prende-se apenas com o facto de que, analisando, o se passou nas ultimas edições o espaço dado à BD foi extremamente reduzido. Obviamente que desejo que o quadro se alargue, mas tenho sinceras dúvidas. De igual modo, e mesmo tendo em consideração o período bastante incerto que temos atravessado, o calendário já poderia ter sido fechado. E sim, alguns nomes poderiam (deveriam..) "repescados", Tony Sandoval entre eles.... Mas como diz há, felizmente, muita escolha.