20 outubro, 2021

Lançamento ALA DOS LIVROS: O Relatório de Brodeck (Edição integral)

Há uns dias atrás mencionei aqui a edição de "peso" que a Ala dos Livros preparou para o festival Amadora BD. Hoje trago aqui a respectiva nota de lançamento. AVISO: É um livro grande! Em formato italiano, de dimensões 298x242x37 mm, com 328 páginas e peso de 1,721 Kg.  Vêm com uma caixa incluída para que possa ser colocado ao alto. Trata-se de «O Relatório de Brodeck», a adaptação do premiado romance de Philippe Claudel, adaptado para novel gráfica pelo autor francês Manu Larcenet.

O autor, que andava praticamente esquecido por terras lusas, depois da publicação em 2003 de «Os Cosmonautas do Futuro» (ASA), voltou este ano às luzes da ribalta com a publicação do primeiro volume de «O Combate Quotidiano» (A Seita/Arte de Autor) que abriu o apetite para este "relatório".
 
Quem já conhece e leu teça os mais rasgados elogios a esta obra. E a própria editora não se poupou a esforços para trazer a melhor edição possível. Em versão integral, apresenta-se dentro de uma caixa, cujas capas reproduzo aqui em baixo, e que permite guardar o livro na vertical.
 
Lançamento no Amadora BD.
 
 
O RELATÓRIO DE BRODECK 
De regresso à sua aldeia, Brodeck retoma o seu antigo trabalho de escrivão. Um dia, um estrangeiro vai viver para a povoação, mas os seus modos e hábitos estranhos levantam suspeitas; o seu discurso é formal, faz longas e solitárias caminhadas e, apesar de ser extremamente cordial e educado, nada revela sobre si próprio. Quando o estrangeiro começa a retratar a aldeia e os seus habitantes em quadros pouco lisonjeiros mas perspicazes, os aldeãos matam-no. As autoridades, que assistiram impávidas ao linchamento, ordenam a Brodeck que escreva um relatório que branqueie o incidente. À medida que escreve o relatório oficial, Brodeck passa também para o papel a sua própria versão da verdade numa narrativa paralela. 
 
Ficha técnica:
O Relatório de Brodeck (Edição integral)
Baseado no romance de Philippe Claudel, desenho de Manu Larcenet
Cartonado, formato italiano, 298x242 mm, p/b, 328 páginas.
ISBN: 978-989-53039-6-0
PVP: € 39,99
Edição ALA DOS LIVROS

2 comentários:

Antonio disse...

Aleluia! Esta é talvez a melhor edição nacional de BD de 2021. Parabéns á Ala dos Livros por esta magnífica (e com preço a condizer...) edição. Fico apenas por saber se editora respeitou o tipo de papel usado no original e a tipografia/balonagem.

O Estranho disse...

Pelo que ouvi dizer, o papel até é melhor do que o da edição original, logo não respeitou.
Uma ousadia e um desrespeito pelos consumidores, diria eu!
Caramba... Não exageremos.