11 novembro, 2021

Lançamento ASA: Tintin no País dos Sovietes (versão colorida)

Era bom que este lançamento fosse um regresso das aventuras de Tintin, mas não, trata-se da reedição da primeira aventura (na cronologia oficial) do famoso repórter(!) criado por Hergé, publicado originalmente em álbum (em 1999), num registo a preto-e-branco (em Portugal foi editado pela Verbo), e que agora é apresentado totalmente colorido, numa edição da ASA. Aliás permanecia até agora como o único álbum da colecção a preto e branco.
 
«Tintin no País dos Sovietes» que está longe de ser um dos melhores histórias do Tintin. Hergé apresenta ainda um registo gráfico muito básico, ainda que se notem já algumas particularidades que iriam caracterizar as futuras aventuras. Esta reportagem no país dos sovietes vale sobretudo pelo seu enquadramento no contexto histórico de finais da década de 20 do século passado, quando o um jovem autor de apenas 20 anos retrata numa aventura todo aquele imaginário sobre os relatos de uma recém formada União Soviética nascida de uma revolução bolchevique, para além das cores trazerem um nova legibilidade à própria leitura.
 
Este exclusivo álbum tem a particularidade de ser a terceira edição autorizada em língua estrangeira, depois da holandesa em 2017, a dinamarquesa em 2018 e agora a portuguesa em 2021. Terá a sua apresentação pública a 6 de Dezembro, no âmbito da exposição «Hergé», no Auditório 3 da Fundação Calouste Gulbenkian, às 18h00.
 
Ficha técnica:
Tintin no País dos Sovietes
De Hergé
Capa dura, dimensões 22x29,5 cm, cores, 144 págs .
ISBN 9789892352510
PVP: € 17,50
Edição ASA

 


Imagens © Hergé-Moulinsart 2021 

 

Sem comentários: