18 fevereiro, 2022

Lançamento d'A SEITA: Thorgal - O Eremita de Skellingar

Este é um daqueles regressos que poucos acreditavam ser possível acontecer. THORGAL está naquela categoria das excelentes séries franco-belgas mal-amadas em Portugal.
 
Por cá começou por ser publicada, ainda preto e branco, nas páginas da revista Tintin e Mundo de Aventuras, tendo o primeiro álbum, A Feiticeira Traída, sido editado em 1983, pela Livraria Bertrand. Seguiram-se o segundo e terceiro álbuns, A ilha dos mares gelados e Os três velhos do país de Aran, respectivamente, pela Editorial Futura, e o quarto volume, A Galera Negra, ainda chegou até cá mas na sua edição brasileira. Depois disto a colecção caiu no esquecimento.

Foi preciso esperarmos até 2002, para que a ASA pegasse no título e lhe desse novo alento, com a edição de quatro novos álbuns em quatro anos. Saltou o 5º e 6º volumes, e publicou do 7º ao 10º da colecção original.

Depois novo hiato de tempo, até 2012, quando foi publicada uma das melhores colecções da parceria ASA/Público. A colecção Thorgal trouxe-nos 16 álbuns inéditos, correspondentes do 14º ao 29º tomos da numeração original. E depois deste fôlego, quando tudo parecia encaminhado para termos finalmente Thorgal a ser publicado regularmente em Portugal, chegam as noticias que a colecção foi um desastre comercial (ainda estou para perceber como é possível?), com as vendas a ficarem aquém do esperado. E tudo parou, outra vez!

Em resumo, dos 39 álbuns até à data, já publicados em França, em Portugal encontram-se editados 23. Temos do 1º ao 29º com alguns "furos" pelo meio. E é neste ponto de situação que chega agora às livrarias nacionais, com a chancela da editora A SEITA, um novo álbum, THORGAL - O EREMITA DE SKELLINGAR (corresponde ao 37º da numeração original).  Justifica a editora que este "regresso" coincide com o inicio de um novo ciclo de aventuras da personagem, em álbuns auto-contidos, assinados por uma nova dupla de autores, o argumentista Yann e o desenhador Fred Vignaux. Saúda-se este sinal de garantia na continuidade de Thorgal em Portugal.

O EREMITA DE SKELLINGAR
A liberdade não tem preço! É a única riqueza que nunca se pode esgotar nem derrubar e sobretudo... a única pela qual vale a pena lutar e morrer! Atingida por uma tempestade em mar alto, uma expedição viking encontra um bebé numa embarcação misteriosa, a quem vão chamar Thorgal. Colocado constantemente à prova pelos deuses, Thorgal torna-se num guerreiro temível e honrado, que nunca abdicará de clarificar o mistério da sua existência, de lutar pela liberdade e pela justiça, e por poder viver um dia em paz junto da sua família. Neste volume, Thorgal terá de confrontar um estranho eremita que pode ou não ser verdadeiramente um místico possuidor de poderes sobrenaturais, mas que mantém sob a sua sombra e influência um dos pequenos reinos das ilhas que o nosso herói habita... e que talvez tenha a chave para que Thorgal possa por fim libertar-se de um dos demónios que assombram o seu passado!
 
Ficha técnica:
Thorgal - O Eremita de Skellingar
Argumento de YANN e arte de F. VIGNAUX
Capa dura, formato 215 x 285mm, cores, 56 páginas
ISBN: 978-989-53382-2-1
PVP: € 14,00
Edição A SEITA

2 comentários:

Optimus Primal disse...

Dispenso este

Miguel Monteiro disse...

Optimus, não sabes o que perdes!!!