25 abril, 2022

Lançamento ALA DOS LIVROS: CoBrA – Operação Goa

Desde algum tempo que tenho acompanhado o trabalho do Daniel Maia enquanto desenhador, e tirando algumas publicações e revistas, e faltava-me um álbum, daqueles com muitas páginas, enriquecidas com o seu traço vigoroso e bastante expressivo, que dão uma forte dinâmica ao desenho.
 
Esta falta fica agora finalmente colmatada com a edição e lançamento deste CoBra - Operação Goa, com a chancela da ALA DOS LIVROS, o primeiro álbum de uma trilogia.
 
Trata-se de uma obra de ficção inspirada nos acontecimentos reais da invasão de Goa por parte da Índia e consequente perda daquela colónia portuguesa, num argumento assinado por  Marco Calhorda que faz aqui a sua estreia como autor de BD. A opção do autor foi de centrar a história no jogo político e operações de bastidores dos portugueses com vista à libertação das nossas tropas detidas em Goa. Uma narrativa que se centra sobretudo na parte "chata" de operações de espionagem, quando pessoalmente preferia que o traço do Daniel tivesse sido mais aproveitado em cenas de acção militar. Ainda assim um trabalho muito interessante de construção.
 
Os ventos da descolonização começam a soprar. Portugal está presente na India há mais de 450 anos, mas tem uma dificuldade crescente em defender o território situado a mais de 8 mil quilómetros de distância da Metrópole. Por um lado, os recursos materiais e humanos são escassos; por outro o governo português, sob a orgulhosa administração Salazarista, recusa adaptar-se aos novos tempos. CoBrA – Operação Goa é uma obra de ficção que ressalva a ambição e redenção humanas. Enquadrada no contexto histórico da invasão de Goa, a narrativa centra-se na intervenção do CoBrA, a agência secreta liderada pelo controverso Jorge Jardim, para forçar a abertura de canais de comunicação entre os vários intervenientes desta história, na coação dos poderes políticos, incluindo os de Portugal, a abandonarem considerações imediatistas e oportunistas e, por fim, no engendrar do repatriamento dos prisioneiros portugueses detidos em Goa.
 
 
Ficha técnica:
CoBrA - Operação Goa
Argumento de Marco Calhorda e desenho de Daniel Maia
Cartonado, 210 x 270, p/b, 72 págs,
ISBN: 978-989-53275-4-6  
PVP: € 16,50
Edição ALA DOS LIVROS

Sem comentários: