24 agosto, 2022

Lançamento A SEITA / ARTE DE AUTOR: O Fado Ilustrado

Já tinha sido anunciado aquando do lançamento de Sapiens Imperium durante o último Amadora BD e agora concretizou-se. Trata-se da reedição do álbum O  FADO ILUSTRADO do autor Jorge Miguel, que nos transporta a uma Lisboa sobressaltada dos finais do século XIX com o aproximar do fim da monarquia em Portugal, cruzando vários fios narrativos, uns ficcionais - as personagens que acabaram por inspirar Malhoa na criação do seu quadro e que aparecem nele - e outros históricos e reais.
 
Esta bela obra, editada pela primeira vez pela Plátano já lá vão 10 anos, recebe agora uma nova versão revista, numa co-edição entre A SEITA e a ARTE DE AUTOR, e com uma nova capa, ainda que pessoalmente goste mais da original.
 
O FADO ILUSTRADO
Estamos no virar do século XIX. A Europa foi assolada por uma vaga de atentados anarquistas. Em Portugal, a Carbonária, uma facção terrorista, pretende derrubar o regime monárquico. Nas artes, o ambiente também é de crise. Os «Vencidos da Vida» já não se reúnem no Hotel Bragança, e o «Grupo do Leão» perdeu pujança. O povo antevê a mudança, e a monarquia está inquieta. Ramalho Ortigão, e sobretudo Eça de Queirós, escrevem obras de uma acuidade perturbadora acerca do que irá acontecer... 
 
Ficha técnica:
O FADO ILUSTRADO
Argumento e arte de JORGE MIGUEL
Capa dura, formato 21 x 28,5, cores, 48 páginas, cores.
ISBN 978-989-53382-1-4
PVP: € 16,50
Uma co-edição ARTE DE AUTOR e A SEITA

Sem comentários: