04 novembro, 2022

O Grão-Duque é a nova aposta ASA/Público


 
Antes de fechar o ano ainda há tempo (e espaço) este mês para mais uma nova colecção resultante da parceria ASA/Publico. A aposta recaiu sobre a inédita série O GRÃO-DUQUE assinada por Yann e desenhada por Romain Hugault. Trata-se de uma colecção fechada em três álbuns, que nos traz a temática da aviação militar. O cenário são os céus europeus em plena Segunda Guerra Mundial.
 
A epopeia de um piloto alemão aos comandos do mítico avião Heinkel He-219, conhecido como “Grão-Duque”, e o seu improvável encontro com uma combatente inimiga que tem tanto de encantador como de temível, é o fio condutor desta nova colecção de banda desenhada franco-belga. 
 
Os títulos e datas de lançamento desta colecção:
 
Vol. 1  -  AS FEITICEIRAS DA NOITE, a 9 de Novembro
Vol. 2  -  CAMARADA LILYA, a 16 de Novembro
Vol. 3  -  WULF & LILYA, a 23 de Novembro
 
Álbuns em capa dura, mais uma vez com o simpático preço de € 10,90 cada.
 
Não conheço a série, mas o excelente trabalho do desenhador Romain Hugault  já tivemos oportunidade de ver nos álbuns O Último Vôo e Do Outro Lados das Nuvens, ambos edição da Vitamina BD.
 
Mais detalhes sobre esta nova colecção nos próximos dias, até porque o primeiro volume sai para as bancas já na próxima Quarta-feira.
 
 

10 comentários:

Meco73 disse...

Já li e a arte é muito boa e a história lê-se bem, principalmente para quem - como eu - gosta da temática da II Guera e aviação. E da forma como Hugault desenha o corpo feminino...

Antonio disse...

A ASA não sai do mesmo registo....haja paciência.

Nuno disse...

Viva Meco, só tenho lido elogios à arte desta obra. Mas como disse, para quem tinha já lido os dois álbuns do desenhador já publicados entre nós, já sabe ao que vem e que vai ver é muito bom. O desenho e o pormenor dos aviões (inclusive na aplicação da cor) é brutal. As formas femininas são um bónus :)

Nuno disse...

Olá António, penso que aqui na decisão editorial pesou o facto de ser uma colecção curta, ainda que se repita a temática militar. Pessoalmente gosto bastante de ler sobre o período da Segunda Grande Guerra, mas depois de Airborne, Operação Overlord e U-Boot ficava bem à editora mudar de registo, até porque temos agora também o Spirou de Emile Bravo. Mas convenhamos que são todas boas obras.

diogoi55 disse...

Mudar de registo? E o Peter Pan? E o grande Rio? E o dos piratas? Sendo que o U-boot, para mim, ė ficção científica e tem muito pouco de militar!...

Antonio disse...

@Nuno Boas Nuno, o meu comentário refere-se não tanto á temática nem á dimensão da coleção mas sim ao facto de a ASA, estilisticamente, ignorar tudo o que de melhor se tem passado nos últimos 20 e muitos anos, não só na produção Franco-belga como de outras partes do mundo. Já aqui comentei que a ASA actual pouco ou nada tem a haver, infelizmente, com a ASA dos finais da década de 90 (do século passado…) e início deste e isto prende-se muito com a as opções extremamente conservadoras da editora. Mais uma vez, insisto, nada tenho contra este tipo de BD nem contra o modo de distribuição por jornais, mas parece-me evidente que aqui o “gosto” do “editor” contribui mais para distorcer aquilo que deveria ser o verdadeiro papel de editora de BD que seria reflectir a diversidade e heterogeneidade de autores, propostas e histórias que actualmente existem.

António Silvestre disse...


Já agora alguém sabe porque não se encontra à venda a coleção do Peter Pan e a Operação Overlord?

Nuno Neves disse...

António Silvestre, sei que há um período de indisponibilidade das colecções após o fim da sua distribuição com o jornal Público. Mas passado este período é possível encontrar-se os álbuns nas livrarias. No stand da ASA no Amadora BD os álbuns que refere encontravam-se à venda. Penso que será uma questão de tempo até à sua distribuição comercial.

Optimus Primal disse...

O 1 devo comprar para ver,Asa já mini lombada,,,,

diogoi55 disse...

5 estrelas!!!