09 fevereiro, 2023

Ano Yslaire

Por coincidência, este mês os lançamentos da parte das duas editoras nacionais detentoras dos melhores catálogos de banda desenhada franco-belga apresentam, tem como denominador comum YSLAIRE, autor belga cuja obra não é inédita em Portugal, mas que andava andava esquecido desde que foi convidado para a edição do Festival de Beja em 2015 e... não apareceu.  Desaparecido também dos escaparates das livrarias, surge agora em grande força com os anúncios da ALA DOS LIVROS e da ARTE DE AUTOR na edição de novas obras deste autor. 
 
A ALA DOS LIVROS prepara a edição da MENINA BAUDELAIRE, com lançamento para dia 15 da próxima semana, uma obra onde o Yslaire transporta o leitor até ao mundo do poeta Charles Baudelaire, um dos escritores franceses mais importantes do século XIX e um dos percursores do simbolismo, e mergulha na sua relação complexa e apaixonada com a sua musa inspirador, de nome Jeanne. 
 
Por sua vez, a ARTE DE AUTOR anunciou que irá recuperar e editar integralmente a colecção SAMBRE, obra que se encontra parcialmente publicada em português - encontram-se editados os quatro primeiros volumes por duas diferentes editoras - começando para já com a publicação do duplo inédito que reúne os volumes V e VI. Depois e ainda durante o primeiro semestre, um novo duplo que reúne os volumes I e II, sendo que o duplo com os volumes III e IV está agendado para o segundo semestre do ano.  O novo álbum, Maldito seja o fruto do seu ventre… / O mar visto do Purgatório…, tem lançamento previsto para 21 deste mês, mas já se encontra em pré-venda no sitio da editora.

Em devido tempo farei depois aqui as respectivas notas de lançamento.
 

Sem comentários: