18 março, 2023

O Museu da BD de Beja em Lisboa!

Para quem este fim-de-semana andar por Lisboa, o Museu Bordalo Pinheiro, abre hoje as suas portas para uma Feira do Livro de BD e acolhe no seu programa a realização de duas exposições, com inauguração a partir das 15 horas e entrada livre.
 
A primeira exposição é dedicada a um Olhar sobre as colecções do Museu da Banda Desenhada de Beja. Trata-se da realização de um sonho antigo, a criação do Museu, que conta já no seu acervo com mais de 2.500 pranchas de banda desenhada, esboços, estudos e vários tipos de materiais, de mais de 100 artistas, a enorme maioria dos quais absolutamente incontornáveis para se compreender o percurso desta arte no nosso país, a par de um extraordinário acervo bibliográfico. A exposição que agora se apresenta ao público corresponde a uma pequena parte do acervo. Não obstante, constitui um bom exemplo da riqueza e diversidade da nossa banda desenhada. Inclui obras de António Gomes de Almeida, Artur Correia, Augusto Trigo, Baptista Mendes, Carlos Botelho, Eduardo Teixeira Coelho, Fernando Bento, Fernando Relvas, Filipe Abranches, Jayme Cortez, Jorge Magalhães, José Ruy, Miguel Rocha e Vítor Péon. Com a curadoria de Paulo Monteiro.

Paralelamente, decorre outra exposição, Bordalo e as origens da BD em Portugal, centrada na vida e obra de Rafael Bordalo Pinheiro como figura tutelar para o desenvolvimento da banda desenhada em Portugal. Através de um percurso que abrange toda a sua carreira artística apresentamos, nesta exposição, uma variedade de jogos e soluções gráficas, e múltiplas relações entre texto e imagem, que ainda hoje surpreendem pelo seu grau de experimentação e liberdade criativa. Fica o convite à observação atenta dos trabalhos reunidos, seguros de que a originalidade e o bom humor do autor serão garante de espanto. Dentro ou fora do quadrado. Com a curadoria de Sónia Brochado.
 
Fica o convite!

 

Sem comentários: