11 julho, 2023

Hoje o Mercenário chega numa deliciosa dose dupla!

Hoje o lançamento do dia não podia ser outro que senão este! Bem, na verdade são dois lançamentos da parte da ALA DOS LIVROS, mas da mesma série, ou seja, chegam às livrarias nacionais mais dois álbuns da magnifica e esplendorosa colecção de fantasia medieval O MERCENÁRIO, assinada por Vicente Segrelles, e que em boa hora a editora decidiu recuperar do esquecimento, e apostar numa edição primorosa que quando completa ficará como a definitiva em Portugal. 
 
Recordo aqui que a Meribérica fez chegar até nós os nove primeiros álbuns, a editora Ala dá continuidade à colecção  ao mesmo tempo que trata da reedição dos anteriores volumes. E assim, a seguir ao 10º segue-se o inédito 11º (de um total de 14).

No 11º volume temos A QUEDA.
Algo terrível está a acontecer no Mosteiro da Cratera: o Lama, o homem sábio de quem a ordem depende, está às portas da morte e, se isso acontecer, tudo estará perdido. Mas Ky sabe que em Geos ainda é possível encontrar o remédio que pode salvar-lhe a vida e, apesar da oposição inicial do Lama, a jovem e o Mercenário conseguem viajar de novo até ao planeta gémeo, onde irão procurá-lo.
 
Será uma aventura trepidante, que envolve seres mitológicos, monstros, aparelhos voadores e uma cultura submarina em decadência. A Queda é o primeiro volume da série totalmente desenhado e pintado recorrendo ao computador.
 
Ficha técnica:
O MERCENÁRIO, vol. 11 – A Queda
Argumento e desenho de Vicente Segrelles
Cartonado, formato 235 x 310 mm, cores, 64 páginas
ISBN: 978-989-9108-28-8
PVP: € 21,90
Edição ALA DOS LIVROS
 
 
E a acompanhar hoje o 11º volume nas livrarias temos igualmente o 4º álbum da colecção, intitulado O SACRIFÍCIO. Trata-se de uma reedição, mas as diferenças entre as primeiras edições e estas nova edições nem permitem ousar um exercício de comparação. Basta dizer que os novos volumes apresentam-se em capa dura, com lombada de pele, numa edição revista a aumentada, e o dossier de extras incluído em cada álbum vale tanto como a história. Obviamente que só recomendo estes volumes (e a própria colecção) apenas leitores com muito bom gosto.
 
 
Todo este início da saga é fascinante. Segrelles exibe um estilo artístico assombroso, com desenhos que são verdadeiros quadros a óleo, com um nível de detalhes impressionante e uma paleta de cores maravilhosa. Cada página é uma obra de arte por si só, e transporta-nos para um cenário de aventuras, num mundo composto por reinos em conflito, onde a violência é uma constante, mas que é simultaneamente cativante e visualmente deslumbrante. Os diálogos são mínimos, e muitas vezes substituídos pela força do realismo das imagens, quer seja na beleza e imponências das criaturas e monstros mitológicos, ou pelo detalhe nas armaduras medievais. Só tenho coisas boas para dizer desta colecção. Já vos disse que é altamente recomendável?
 
O SACRIFÍCIO
O Mercenário é um guerreiro sem passado e, se o tem, ninguém o conhece. No entanto, o resgate de uma criança por uma seita fanática, fará com que se lhe aflorem à memória recordações da sua infância. Para salvar essa criança, terá de correr contra o tempo e de recorrer a animais descomunais e a artefactos, esses sim talvez já conhecidos. E deve fazê-lo antes que o grupo de fanáticos consuma o seu sacrifício ritual. Mas há algo que parece não se encaixar no meio de tudo isto. Quem realmente se esconde por trás deste sequestro? Nan-Tay, como sempre, deve saber a resposta. 
 
Ficha técnica:
O MERCENÁRIO, vol. 4 – O Sacríficio
Argumento e desenho de Vicente Segrelles
Cartonado, formato 235 x 310 mm, cores, 64 páginas
ISBN: 978-989-9108-27-1
PVP: € 21,90
Edição ALA DOS LIVROS

1 comentário:

Optimus Primal disse...

Uma colecao para $audo$ista$.