26 outubro, 2023

Lançamento ASA: Astérix e o Lírio Branco

Hoje é o dia do lançamento do ano! Quer se goste ou não, cada novo álbum do ASTÉRIX é sempre um acontecimento mundial, nem que seja por força dos números: esta nova aventura terá uma tiragem de 5 milhões de exemplares com tradução para 20 línguas e dialectos.
 
Em Portugal, chega hoje às livrarias, numa edição normal em português, e como já vem sendo hábito uma edição especial em mirandês (capa da direita, La Spadanha Branca), com o selo editorial da ASA, o 40º álbum da colecção intitulado ASTÉRIX E O LÍRIO BRANCO.   

Contando com uma nova dupla de autores, o argumentista Fabcaro substitui Jean-Yves Ferri, mantendo-se Didier Conrad como responsável pelo desenho, esta nova aventura introduz uma nova personagem, o "vilão" desta história, no conhecido universo dos nossos conhecidos gauleses. Trata-se de PALAVREADUS, o médico-chefe dos exércitos de César. Um moralista «de trazer por casa», possuidor de um palavreado tão vasto como enganador, com uma tendência para se exprimir através de citações e aforismos, e que tem apenas um objetivo na vida: fazer um brilharete perante César e tornar o seu método conhecido em todo o mundo!

E que método é este?

É o método da nova escola do pensamento positivo, vinda de Roma e que começa a propagar-se pelas grandes cidades, de Roma a Lutécia. Defende a pratica do exercício físico com regularidade, uma alimentação com menos javalis e mais bagas e legumes, a resolução de conflitos através da palavra e não da pancadaria, e cujo símbolo é representado justamente por um lírio branco, flor que possui numerosas virtudes e assume simbologia diversas.


Será que este "método" irá afectar a vida dos habitantes da irredutível aldeia, e quais as consequências?  Consta que Boapinta é uma aderentes a este "
novo pensamento"" e poderá isto desencadear uma crise conjugal entre ela e o seu-mais-que-tudo Matasétix? É o que vamos descobrir neste novo álbum!



Sem comentários: