11 dezembro, 2023

Lançamento ALA DOS LIVROS: A Passagem Impossível ou o relato da extraordinária viagem...

 
É provavelmente o álbum detentor do título mais comprido para uma obra de banda desenhada em português. Completo intitula-se A PASSAGEM IMPOSSÍVEL ou o relato da extraordinária viagem do navegador português David Melgueiro, que no século XVII, a comando de uma embarcação holandesa e tal como testemunhou o Seigneur de la Madelène ao Conde de Pontchartrain, rumou a Norte e realizou a travessia pela Passagem do Nordeste, e fica como o ultimo lançamento deste ano da ALA DOS LIVROS.

Teve a sua apresentação pública numa sessão durante o Amadora BD, mas a desorganização que se gerou na sessões de autógrafos, impediu-me de assistir. Só consegui saber detalhes mais tarde em conversa com o editor. E mais cedo do que estava à espera, encontra-se agora em pré-venda no sitio da editora e chega esta semana às livrarias nacionais.
 
Depois de AS LENDAS JAPONESAS e de O MISTÉRIO DOS TEMPLÁRIOS esta PASSAGEM IMPOSSÍVEL é o terceiro álbum do Mestre JOSÉ RUY publicado este ano, e a sua derradeira história.

E vindo de quem vem, como não podia deixar de ser, o álbum tem um carácter histórico. E o seu longo titulo não é a sua única característica singular. A obra encontra-se inacabada. O Mestre não consegui termina-la em tempo. E se as primeiras e as últimas páginas estão finalizadas num registo a preto e branco, algumas das pranchas intermédias encontram-se ou em estado de esboço em ou não finalizadas. Ver imagens mais abaixo. Foi uma opção do editor em preservar o trabalho do autor tal e qual como o deixou. A leitura e o entendimento da narrativa não ficou afectado. 



A PASSAGEM IMPOSSIVEL
No século XVII, no auge do comércio de sedas e de especiarias, grandes embarcações, das mais variadas nacionalidades e bandeiras, franqueiam o Índico e o Atlântico. Estes oceanos, infestados de piratas, tornam cada vez mais insegura a travessia pelo Sul, pelo cabo da Boa Esperança. Março de 1660. Uma embarcação de nome Padre Eterno, comandada pelo capitão português David Melgueiro, zarpa de Tanegashima, no Japão, e ruma a Norte. Evitando a rota do Sul e efetuando a passagem do Oceano Pacífico pelo estreito de Anian, a Padre Eterno embrenha-se no Ártico, chegando ao seu destino cerca de dois anos depois.

Ficha técnica:
A Passagem Impossível
De José Ruy
Cartonado, 235 x 310 mm, p/b, 128 páginas.
ISBN: 978-989-9108-36-3
PVP: € 25,90 
Edição ALA DOS LIVROS
 

Sem comentários: