16 janeiro, 2024

Lançamento da colecção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD

Depois do aparente sucesso que foi a colecção Clássicos da Literatura em BD resultante da parceria entre a editora LEVOIR e a RTP, terminada em 2023, e que contou com a edição de 30 volumes, surge uma nova aposta editorial mas desta vez exclusivamente dedicada à adaptação dos nossos clássicos. 
 
Apresentada durante o último Amadora BD, a colecção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD, tem prevista a edição de 15 volumes, com a adaptação de 13 obras clássicas (duas das obras, Peregrinação e Os Lusíadas, encontram-se divididas em dois volumes), que vão desde Fernando Pessoa até Camões, passando por escritores como Almeida Garrett e Eça de Queiroz, e autores como Gil Vicente e Fernão Mendes Pinto.  A lista completa das obras e respectivos autores é a que se segue:

Colecção Clássicos da Literatura Portuguesa em BD
  1. Mensagem, de Fernando Pessoa 
  2. Farsa de Inês Pereira, de Gil Vicente
  3. Sermão de Santo António aos peixes, de Padre António Vieira
  4. Carta a el-Rei D. Manuel sobre o Achamento do Brasil, de Pero Vaz de Caminha
  5. O Fato novo do Sultão, de Guerra Junqueiro
  6. Frei Luís de Sousa, de Almeida Garrett 
  7. Peregrinação I, de Fernão Mendes Pinto
  8. Peregrinação II, de Fernão Mendes Pinto
  9. O Crime do Padre Amaro, de Eça de Queirós
  10. Crónica de D. João I, de Fernão Lopes
  11. A Dama do Pé-de-Cabra, de Alexandre Herculano
  12. Menina e Moça, de Bernardino Ribeiro 
  13. Maria Moisés, de Camilo Castelo Branco
  14. Os Lusíadas I, de Luis Vaz de Camões
  15. Os Lusíadas II, de Luis Vaz de Camões

 
Mensagem de Fernando Pessoa é justamente a obra que abre esta nova colecção, numa adaptação assinada por Pedro Vieira de Moura com desenhos de Susa Monteiro, e que tem hoje o seu lançamento,  a partir das 18:30h na Casa Fernando Pessoa, em Lisboa.
 
Publicado apenas um ano antes da morte do autor, Mensagem é o mais célebre dos livros de Fernando Pessoa. A obra trata do glorioso passado de Portugal de forma apologética e tenta encontrar um sentido para a antiga grandeza e a decadência existente na época em que o livro foi escrito. Glorifica acima de tudo o estilo camoniano e o valor simbólico dos heróis do passado, como os Descobrimentos portugueses. 
 
É apontando as virtudes portuguesas que Fernando Pessoa acredita que o país deva se "regenerar", ou seja, tornar-se grande como foi no passado através da valorização cultural da nação. O poema mais famoso do livro é Mar Português. Contém 44 poemas agrupados em 3 partes, representando as três etapas do Império Português: Nascimento, Realização e Morte, seguida de um renascimento.
 
Ficha técnica:
Mensagem, de Fernando Pessoa
Clássicos da Literatura Portuguesa em BD - volume 1
Adaptação de Pedro Vieira de Moura e desenho de Susa Monteiro
Capa dura, formato 21x28,5, cores, 64 páginas
ISBN 9789896829308
PVP: € 15,90
Edição LEVOIR

Disponível em livrarias a partir do dia 23 de Janeiro.

Sem comentários: