12 março, 2024

Alfonso Font é o próximo autor da Arte de Autor!

As redes sociais tem este condão de não conseguirem guardar segredos! O autor espanhol Alfonso Font acaba de divulgar nas suas páginas que a editora ARTE DE AUTOR vai editar  (pela foto já está) a sua obra JON ROHNER (em versão integral), um marinheiro aventureiro que faz amizade com o escritor Robert Louis Stevenson (autor entre outros contos, de A Ilha do Tesouro), numa mistura de ficção com realidade, em histórias exóticas no Pacifico Sul. O lançamento está previsto para finais de Maio no festival MAIA BD, sendo o autor uma das primeiras confirmações. Recordo que Font foi um dos convidados do festival Amadora BD em 2019. Repete agora a presença em Portugal mas a Norte e com obra editada em português.


 

2 comentários:

Antonio disse...

Infelizmente as editoras nacionais continuam sucessivamente a dar tiros ao lado. Havendo tantos autores/as espanhóis de nivel internacional com obra publicada reconhecida, pergunta-se o porquê destes títulos. Será um segundo Corto Maltese? O estilo gráfico partilha características com a arte de Hugo Pratt? É um título para vender aos apreciadores de Hugo Pratt? A obra teve destaque crítico por alguma razão de peso? Seria interessante quais os critérios da editora.

Nuno disse...

Confesso desconhecer as premissas subjacentes às tomadas de edição das obras, mas Alfonso Font encontrava-se praticamente inédito em Portugal (penso que haverá umas histórias suas publicadas nas antigas Selecções BD mas ainda não confirmei). O António referiu um estilo gráfico semelhante ao do Hugo Pratt, e é possível que se encontre pontos de coincidência com o marinheiro argentino, mas eu vejo parecenças com o do Jordi Bernett. Pessoalmente acho interessante este lançamento em versão integral.