27 março, 2024

Lançamento ARTE DE AUTOR: Jonas Fink - O Inimigo do Povo (vol. 1)

O italiano Vittorio Giardino, autor cujo estilo gráfico segue a chamada "linha clara" da bd franco-belga, é a nova aposta da editora ARTE DE AUTOR. Não é um perfeito desconhecido entre nós, e recordo aqui a edição dos álbuns de Eva Miranda (ASA, 2005) e de Max Friedman (in Colecção Incontornáveis da BD, ASA, 2011), mas é um autor que não tem aparecido muitas vezes.

A sua obra é influenciada por temáticas relacionadas com política e espionagem e por histórias que retratam a opressão e a resistência. Em em 1991, criou a personagem de Jonas Fink, um jovem judeu em Praga nos anos 50, cujo pai é preso pela polícia política do regime comunista. A obra  A Jew in Communist Prague foi vencedora de vários prémios, e é agora editada em Portugal.

JONAS FINK  - O Inimigo do Povo (vol. 1)
Praga, Outono de 1950.
Jonas tinha 11 anos quando o seu pai foi preso pela polícia política do regime. Ele e a mãe têm de lidar com a discriminação e a opressão do regime estalinista. Declarado "inimigo do povo", foi expulso da escola e teve de arranjar trabalho para sobreviver. Os dias despreocupados da infância já não são para ele. Uma denúncia pungente do sistema totalitário do antigo bloco de Leste.
 
A publicação do 2º volume de Jonas Fink está prevista para Outubro deste ano. 
 
Ficha técnica:
Jonas Fink - O Inimigo do Povo (vol. 1)
De Vittorio Giardino
Edição cartonada, formato 210x285, cores, 160 páginas.
ISBN: 978-989-9094-44-4
PVP: € 29.95
Edição ARTE DE AUTOR

Sem comentários: