27 setembro, 2024

Chega hoje a primeira parte de CHUMBO!

Chega hoje às bancas nacionais, uma das novelas gráficas da LEVOIR que me desperta grande curiosidade. CHUMBO, assinado pelo autor franco-brasileiro Matthias Lehmann é a crónica do Brasil, sobretudo nos chamados “anos de chumbo”, um período da história brasileira, entre 1968 e 1974, de forte repressão militar. 

A história é contada a partir do olhar da família Wallace. Dos cinco filhos, Lehmann escolhe seguir a vida dos 2 Irmãos, Ramires e Severino, de 1937 até 2003. "Severino, jornalista e depois escritor, era comunista durante a ditadura. Já Ramires, ao contrário, é reacionário, próximo dos militares", explica o autor. "Como a história acontece em Belo Horizonte, você acompanha a evolução da cidade e da sociedade, passando pela ditadura".

É nesse panorama generoso que reside a maior força de Chumbo, uma obra de fôlego, que usa a história política brasileira como parte essencial da narrativa. A edição portuguesa foi, infelizmente, partida em duas partes. Um habitué da editora (do qual se salvou o Paco Roca). 

O autor Matthias Lehmann é um dos convidados do Festival Amadora BD, com presença no primeiro fim-de-semana, para sessão de autógrafos.

Ficha técnica:
Chumbo - Parte 1
Colecção Novela Gráfica VIII - Volume 7 (de 11)
De Matthias Lehmann
Capa dura, formato 195x270mm, p/b, 224 páginas.
PVP: € 14,90
Edição LEVOIR

Sem comentários: