05 outubro, 2024

A heroína do nosso tempo celebra o seu 60º aniversário!

Por curiosidade fiz uma pesquisa no blogue e já desde 2009 que tenho aqui referências à Mafalda. Começou pelo 45º aniversário, passou pelo 50º e chegamos agora ao 60º. Pelo meio a nota do falecimento do Quino. Depois há O Mundo de Mafalda, edição da Bertrand em 2000; Toda a Mafalda, a edição comemorativa dos 50 anos, da Verbo em 2014; O Indispensável da Mafalda, da Iguana em 2023; e chegados a 2024, voltamos a ter agora disponível nas livrarias  uma nova TODA A MAFALDA, a edição comemorativa do 60 anos, da IGUANA. Por isso já não vou conseguir acrescentar nada de novo.
 
TODA A MAFALDA é a edição completa que reúne todos os desenhos e tiras que Quino, fez da sua personagem mais querida. Com prefácio de Umberto Eco, que considera a Mafalda «a heroína do nosso tempo», esta edição inclui uma contextualização histórica das tiras, homenagens de personalidades internacionais e portuguesas do mundo das artes e do espetáculo, entre outros materiais inéditos, que nos mostram que, após sessenta anos, as observações ousadas e perspicazes da Mafalda continuam tão pertinentes como nunca.

Mas as comemorações do 60º aniversário desta querida, contestatária dotada de forte senso de justiça e uma visão pacifista, não se esgotam nesta reedição, mas prolongam-se no próximo festival Amadora BD onde terá um exposição dedicada intitulada «MAFALDA, UMA INCONFORMISTA DE 60 ANOS». Na mostra, patente no Núcleo Central, os visitantes ingressam no universo de Mafalda e ficam a conhecer a sua vida em Buenos Aires que, partilhada com amigos e família, é marcada por eventos históricos como a guerra do Vietname, conflitos no Médio Oriente, ditaduras militares e a chegada do homem à Lua. 60 anos depois, e apesar das inúmeras mudanças, o mundo continua ‘doente’ e a personagem apresenta-se imprescindível para o tratar e lhe medir a febre. 

Ficha técnica:
Toda a Mafalda
De Quino
Capa dura, dimensões 200x280mm, p/b, 608 páginas.
ISBN 9789895832415
PVP: € 38,85
Editora IGUANA 
 
 

Sem comentários: