26 março, 2025

Lançamento ASA: Borboleta

Ei, Madeleine, é óbvio que você é portuguesa, você até tem Pereira no apelido."

Nos vários lançamentos da editora ASA este mês encontramos a novidade BORBOLETA, o álbum de estreia de Madeleine Pereira, filha de emigrantes em França. Trata-se de uma novela gráfica de natureza autobiográfica, onde a autora conta como procurou conhecer mais sobre as suas raízes portuguesas, e sobre um Portugal da década de 60, através de histórias de vida contadas pelos seus pais e avós. 

Não obstante a quantidade de portugalidade expressa no álbum, vejo aqui um lançamento ousado por parte da editora, uma vez que a linguagem gráfica da autora se traduz num registo bastante naïf, algo que não é muito cativante à primeira vista.

BORBOLETA
Constantemente trazida de volta às suas origens, o conhecimento de Madeleine sobre Portugal limita-se a Cristiano Ronaldo, piadas xenófobas sobre o "Guesh" e a língua, mesmo assim, algo que o seu pai lhe transmitiu. Mas este último, chegou a França aos doze anos, recusou-se a vida toda a falar do seu país natal e da sua infância sob a ditadura... Como resultado, Madeleine mal sabe que Salazar era um ditador e não apenas um bruxo malvado em Harry Potter. Porém Madeleine sente uma necessidade profunda de se reconectar com suas raízes, e se seu pai não quiser ajudar, então ela terá de procurar respostas em outro lugar. Começando pelos muitos amigos, imigrantes portugueses, que têm. Da região de Paris a Lisboa, Madeleine vai recolhendo as suas histórias de vida. Aos poucos, traça o fio da história de Portugal e, através dele, tenta conhecer mais sobre si mesma. 
 
Ficha técnica:
Borboleta
De Madeleine Pereira
Capa dura, 208 x 276, cores, 176 páginas.
ISBN: 9789892363943
PVP: € 25,90
Edição ASA
 

Sem comentários: