Bem, pode-se dizer que temos Fernando Pessoa na “moda” no mundo da banda desenhada. Para além de várias referências em algumas histórias, já são várias as obras (inspiradas) relacionadas com a vida e obra do escritor. Só este ano já tivemos O Desassossegado Senhor Pessoa (Levoir) e foi anunciada a adaptação do Livro do Desassossego, integrado na colecção “Clássicos da Literatura Portuguesa em BD” (Levoir/RTP) com lançamento no festival Amadora BD. No imediato a sua vida oculta ganha outra vez nova vida.
Chega hoje às livrarias a (re)edição de A VIDA OCULTA DE FERNANDO PESSOA, de André Morgado e Alexandre Leoni. Editado originalmente pela Bicho Carpinteiro em 2016, conheceu nova edição (especial) em 2018 pela A Seita, e depois de esgotados temos agora nova edição com uma nova capa, com a chancela da IGUANA, que continua assim a reforçar o seu catálogo com autores nacionais.
Numa narrativa sombria e original, onde o real se mistura com o sobrenatural, Fernando Pessoa transforma o nascimento dos seus heterónimos numa resposta a um trauma profundo — uma tentativa de manter vivos aqueles que foi forçado a eliminar.
Sem comentários:
Enviar um comentário