Não haveria certamente melhor dia do ano para fazer aqui a nota de lançamento desta novidade, O INDISPENSÁVEL DO SNOOPY numa edição da IGUANA. É que se celebra exatamente hoje o 75º aniversário da publicação da primeira tira dos Peanuts. Provavelmente não o saberia, mas Charles M. Schulz, a 2 de Outubro de 1950, com uma simplicidade gráfica e diálogos curtos marcados por um humor introspectivo, tinha acabado de criar icónicas personagens da banda desenhada mundial, que rapidamente se tornaram símbolos da cultura popular, com níveis de popularidade imensuráveis, que ainda tem eco nos dias de hoje. Charlie Brown, Linus, Lucy, Sally, Woodstock e o inigualável Snoopy, entre outros, são mais que meros personagens no papel, reflectem comportamentos humanos que foram sendo assimilados e transpostos para o nosso inconsciente coletivo global.
Mas a estrela da companhia é, sem dúvida, Snoopy, o sarcástico beagle, um adorável cão que se caracteriza por uma comunicação silenciosa e uma imaginação desenfreada. É um espelho humano em toda a sua glória e absurdo. E neste volume comemorativo, de quase 400 páginas, celebra-se os 75 anos dos Peanuts com uma seleção das melhores tiras protagonizadas pelo Snoopy. Organizadas por décadas, estas tiras dão-nos o prazer de reencontrar as múltiplas facetas do Snoopy: o ás da aviação da Primeira Guerra Mundial, o escritor fracassado de máquina em riste, o amigo fiel (mas nem sempre obediente), o filósofo do alto do telhado da sua casota.
Esta novidade encontra-se em pré-venda no sitio da editora e chegará às livrarias a partir da próxima segunda-feira. Os Peanuts terão no próximo Amadora BD uma exposição dedicada.
Sem comentários:
Enviar um comentário