16 outubro, 2005

Leituras: Astérix vol. 33 - O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça

Indo directo ao assunto, digo que o novo álbum, o 33º das aventuras de de Astérix, «O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça» é a história mais absurda, desinteressante, desinspirada e superficial que li nos últimos tempos. Acresce que o trabalho de tradução para a edição portuguesa também falhou redondamente (veja-se os nomes dos personagens). Salva-se apenas o desenho!

A narrativa é penosa ao longo das 47 páginas, onde falta o humor (subtil), existe a critica (assumida). Enquadro este álbum como uma declaração de guerra do autor (Uderzo) perante as novas tendências da BD internacional e as preferências bedefilas das novas gerações pelos super-herois americanos e a manga japonesa em detrimento da bd franco-belga. Neste sentido, o ponto alto da história será mesmo o ridículo combate nos céus da Gália entre os guerreiros robôs de Nagma (anagrama de Manga) e os superclones de Wendalsity (cópias de um Super-Homem bizarro). Penso que não havia necessidade de envolver o Asterix nestas "guerras", mas o autor assim não o entendeu. Infelizmente!

Acredito que este 33º álbum é o fim de um ciclo. Não só pela evidente falta de ideias novas, como pelo longo tempo de produção de um novo álbum (este dista 4 anos do seu antecessor) e também pelo facto de já ser público o desejo que a personagem não sobreviva ao autor. Se juntarmos estes factores à idade avançada de Albert Uderzo (78 anos) percebe-se que já não há mais margem de manobra. Antes assim, porque para mais disto é mesmo melhor ficar por aqui. Fica a despedida e o agradecimento a Walt Disney, que nas palavras do autor “permitiu, a mim e a alguns companheiros, cair no caldeirão de uma poção da qual só ele detinha o grande segredo".

Em resumo, recomendo este álbum apenas aqueles que fazem mesmo muita, mas muita questão… em ficar com a colecção completa, porque de outra forma é uma compra perfeitamente dispensável!



Asterix - O Céu Cai-lhe em Cima da Cabeça
De Albert Uderzo
Edição ASA, 1º edição de Outubro de 2005





1 comentário:

Anónimo disse...

Quando acabei de ler o livro, quis ir à livraria pedir o dinheiro de volta.....