
Na banda desenhada, o autor, Ricardo Cabral, conta um pouco das brincadeiras de infância do alpinista nos Olivais, onde ainda vive, e passa bruscamente para o dia em que João Garcia alcançou o cume do Evereste e perdeu o amigo Pascal Debrouwer, já na descida.
Esta edição da banda desenhada é produzida pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais e pela Câmara de Lisboa.
«O Ricardo (o autor) conseguiu um detalhe e rigor impressionantes. É como se tivesse lá estado», disse à Lusa João Garcia, explicando que os dois trabalharam em conjunto vendo fotografias e vídeos. Para os textos, o autor baseou-se em «A mais Alta Solidão», o primeiro livro do alpinista, que relata a subida ao cume mais alto da Terra.
Para João Garcia, que se manifestou «muito contente» com o trabalho produzido, esta banda desenhada é uma forma de «incutir o espírito desportivo e aventureiro aos jovens».
O alpinista considera que ficará feliz se com esta iniciativa ajudar a conseguir «roubar rapaziada dos sofás e das playstation».
Ricardo Garcia, ilustrador free-lancer de 28 anos, produziu a obra durante um ano e foi ele próprio quem entrou em contacto com um amigo de João Garcia a propor a banda desenhada.
Fonte: Diário Digital / Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário