24 janeiro, 2007

João Garcia em BD

Uma banda desenhada, da autoria do ilustrador Ricardo Cabral, vai ser apresentada no próximo dia 09 de Fevereiro no decorrer da segunda edição do evento «Um Mundo de Aventuras», que se realiza entre os dias 07 e 11 no Centro Vasco da Gama, em Lisboa.

Na banda desenhada, o autor, Ricardo Cabral, conta um pouco das brincadeiras de infância do alpinista nos Olivais, onde ainda vive, e passa bruscamente para o dia em que João Garcia alcançou o cume do Evereste e perdeu o amigo Pascal Debrouwer, já na descida.

Esta edição da banda desenhada é produzida pela Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais e pela Câmara de Lisboa.

«O Ricardo (o autor) conseguiu um detalhe e rigor impressionantes. É como se tivesse lá estado», disse à Lusa João Garcia, explicando que os dois trabalharam em conjunto vendo fotografias e vídeos. Para os textos, o autor baseou-se em «A mais Alta Solidão», o primeiro livro do alpinista, que relata a subida ao cume mais alto da Terra.

Para João Garcia, que se manifestou «muito contente» com o trabalho produzido, esta banda desenhada é uma forma de «incutir o espírito desportivo e aventureiro aos jovens».

O alpinista considera que ficará feliz se com esta iniciativa ajudar a conseguir «roubar rapaziada dos sofás e das playstation».

Ricardo Garcia, ilustrador free-lancer de 28 anos, produziu a obra durante um ano e foi ele próprio quem entrou em contacto com um amigo de João Garcia a propor a banda desenhada.

Fonte: Diário Digital / Lusa

Sem comentários: