07 maio, 2008

Cinema: "Homem de Ferro"

Não sei se é um bom prenúncio para a temporada de super-heróis que se avizinha mas este "Homem de Ferro" surpreendeu-me pela positiva!

Apesar da personagem não ter o estatuto de grande super-heroi, como o Homem-Aranha ou o Batman, a verdade é que a sua arriscada adaptação ao cinema é talvez uma mais bem conseguidas até à data.

O mérito do filme é devido não só à extraordinária interpretação de Robert Downey Jr no papel principal do arrogante milionário playboy Tony Stark mas tambem ao quase desconhecido realizador Jon Favreau, que soube adaptar sem desvirtuar, mostrando conhecer bastante bem a matéria prima (leia-se "banda desenhada") que trabalhou. Veja-se, por exemplo, as várias referências que foram sido deixadas ao longo do filme (S.H.I.E.L.D, "nova Liga", etc).

O facto da origem do Homem de Ferro ter sido actualizada dos anos 60 para os nossos dias é uma questão de pormenor, depressa esquecido pela voragem da narrativa. As sequências da evolução da armadura estão bem desenvolvidas e intercaladas com as espantosas cenas de acção que recheiam o filme e que justificam muito bem o milionário orçamento desta produção.

Sem dúvida que este super-heroi da 9º arte tem propulsão para voar no cinema!

Resumindo, um filme sóbrio, muito bem conseguido, excelentemente bem interpretado, que faz com que a nova produtora da "Casa das Ideias", a Marvel Studio tivesse entrado com o "pé direito". Obviamente, os fans dos comics agradecem!

As minhas estrelas: 4 em 5


Nota: no final do filme, aconselho os irredutiveis leitores de comics a esperarem 5-10 minutos pelo fim dos créditos... para aqueles que já foram ver o filme e não esperaram e querem saber o que acontece... cliquem aqui!

Sem comentários: