18 dezembro, 2008

E o próximo herói de BD a ser editado pelo Público é...

Publico_bd-2
...é o público que escolhe aqui. Pois é, o Jornal Público lançou no seu site, um inquérito para os seus leitores escolherem sobre qual gostariam que fosse a próxima BD a ser editada pelo jornal. Não se adiantam grandes pormenores sobre esta iniciativa, apenas apresentadas oito propostas a votação, a saber:

  • Alix
  • XIII
  • Gaston
  • Valerian
  • Ric Hochet
  • Os Passageiros do Vento
  • Marsupilami
  • Decálogo
 
E mais, se não estiver contemplada sua personagem/bd preferida, o leitor pode sempre sugerir outra através do e-mail: ideiasparacoleccoes@publico.pt

Pessoalmente, mantenho algumas reservas se as nossas opiniões contam, mas se contarem o meu voto vai (já foi) para XIII. E porquê?

Porque prefiro que se publique séries já “fechadas”, ou seja, que já tenham terminado e de preferência que a colecção completa caiba num intervalo entre 15 a 20 álbuns, que é tradicionalmente o número onde se situam as colecções do Público. Assim, logo á partida excluo a série "Ric Hochet (com 75 álbuns publicados) porque seria certamente “retalhada”: As séries “Alix” e “Marsupilami” são colecções “abertas”, pelo que a sua continuidade estaria sempre dependente dos humores de editoras e do mercado. As séries “Valerian”, “Passageiros do Vento” e “Decálogo” são colecções “fechadas” mas estão integralmente publicadas em Portugal, pelo qualquer destas colecções não seria nada de novo mas sim mais uma reedição. Restam assim as opções “XIII” e “Gaston” que são as únicas que comprem os requisitos de “fechada” e do “intervalo”. Mas pelo que um dia já escrevi aqui, a minha escolha é óbvia! E qual é a sua escolha, caro leitor?

7 comentários:

Anónimo disse...

Também votei no XIII,mas o Decálogo também é muito tentador. :p

Boa iniciativa.

refemdabd disse...

XIII, sem dúvida!

O Decálogo tenho-o todo e ambora tenha achado uma boa ideia, não acho que o resultado final tenha sido brilhante (nem lá perto).

O Marsupilami talvez tivesse alguma adesão por parte do grande público que não lê, usualmente, BD. Levava para o puto ler! Mas coprava o primeiro e talvez o segundo, depois...nada.

O Alix faria a delicias de muitos coleccionadores ou apenas fãs do personagem, que nunca dariam as fortunas que pedem no mercado alfarrabista pelas primeiras edições da Edições 70. Pessoalmente só os compraria de novo se a edição tivesse uma encadernação de luxo e papel a condizer (os do blake e Mortimer não têm; o papel escolhido é uma dor de cabeça para preservar).

O Gaston Lagaffe tenho-os todos, por tal, não os compraria.

O Valérian também, e provavelmente sairia numa edição meio pobrezinha (tipo Blueberry) e os números que faltam editar não o seriam.

O Ric Hochet seria interessante, se não repetissem os já editados em Português pela Bertrand, D. Quixote e Futura. Aqui vejo, da minha parte, muito interesse.

Os Passageiros do Vento são cinco álbuns. Será que cumprem o objectivo?! Tenho-os todos, não os compraria de novo. Editem-nos numa edição comemorativa qualquer em formato gigante com encadernação super luxuosa e então sim, compraria.

Outros: Thorgal inéditos; Luc Orient inéditos.

Os XIII, embora tenha todos os que até agora foram editados em Português, faltam aqueles que não tenho (obviamente) e são esses que eu mais quero ter.

Já agora Verbal, saiu no mercado de DVd para aluguer o filme XIII- A Conspiração. É uma mini-série que foi compilada em dois DVDs (ainda só saiu o primeiro)adaptando a série de BD. É com o Stephen Dorff (XIII) e com o Val Kilmer (Mangusto), entre outros. Embora não seja uma transposição da estória original, a adaptação está muito bem conseguida (eu achei), quase fiel. Claro que o Lee Marvin não entra (saudades desse velho duro de roer), mas vê e diz-me o que achaste.

Nuno Neves disse...

Caro Kitt, para o "Decalogo" encontras ainda facilmente em livrarias e leilões a colecção completa (10 álbuns) pela ASA!

Caro Refém, subscrevo as tuas palavras relativamente às colecções. Mas sinceramente acho que já está tudo decidido e este inquérito (que te permite votar várias vezes seguidas) é um pro-forma. Será certamente uma reedição qualquer de uma colecção da ASA. Aposto no Decálogo, infelizmente!
Quanto ao dvd, não sabia desse lançamento, pelo durante o período natalício darei conta desse recado. Abraço

Anónimo disse...

"Caro Kitt, para o "Decalogo" encontras ainda facilmente em livrarias e leilões a colecção completa (10 álbuns) pela ASA!"

Eu sei,mas se for em capa mole 10 volumes é mais barata 6 euros cada 1 que os mesmos 10 volumes em hc a 12,50 cada 1.

"Mas sinceramente acho que já está tudo decidido e este inquérito (que te permite votar várias vezes seguidas) é um pro-forma. Será certamente uma reedição qualquer de uma colecção da ASA."

Concordo contigo,pois eu tambem estranhei isso, e não ser revelado qual personagem vai a frente na escolha,já deve estar tudo decidido. :(

Nuno Amado disse...

Verbal, penso que tens razão... talvez esteja já escolhida a série... não confio muito em votações em que dá para votar no mesmo 1395 vezes... assim seria fácil escolher o meu preferido! Era só uma questão de paciência a clicar no rato durante uma noite inteira!

Boas festas em um feliz ano novo, para ti e para a tua família!
:)

Anónimo disse...

Também acho que já está decidido, mas nesse caso tenho que fazer uma pergunta. Para quê a farsa deste inquérito?

Nuno Neves disse...

Caro Labas, aí está uma bela questão!!! Atente-se que este "inquérito" nem se encontra de forma visível no site do Público. Da minha parte, entendo isto como um forma de marketing, mais para chamar a atenção do que para outra coisa!