21 janeiro, 2010

«Alix» na nova colecção do Público

A coincidir com a triste noticia do falecimento do autor Jacques Martin, o jornal Publico revelou hoje que a série ALIX, que conta as aventuras de um jovem gaulês no tempo da Antiga Roma, será a próxima colecção de banda desenhada a ser editada no âmbito parceria ASA/Público.
 
A Colecção «Alix» terá inicio em Março, será composta exclusivamente pela reedição dos álbuns publicados pelas Edições 70, num total de 16 álbuns, de capa mole, com um preço de capa de € 6,40 a partir do 3º álbum , uma vez que os dois primeiros volumes terão um preço promocional de lançamento de € 4,95.
 
Devo dizer sobre esta colecção, que se trata, primeiro de um excelente trabalho de Jacques Martin, que nos traz Roma Antiga retratada com rigor, mas que peca se tratar exclusivamente da reedição de álbuns, não apresentando qualquer inédito.
 
Por outro lado, apresenta-se também com faltas. O  11º álbum desta colecção corresponde ao 13º álbum da colecção original; o 12º corresponde ao 14º álbum da colecção original; o 13º corresponde ao 15º da colecção original; o 14º corresponde ao 16º da colecção original; o 15º ao 18º da colecção original e finalmente o 16º ao 19º da colecção original. Editar 16 álbuns numa cronologia de 19 não se percebe.
 
No meio disto tudo, salva-se o facto da nova colecção poupar à leitura e ao desgaste os antigos álbuns das Edições 70. É o chamado prémio de consolação!

 
 
Fica a listagem completa dos títulos que compõem a colecção «Alix»:
  1. Alix o Intrépido (corresponde ao n.º 1 na colecção original)
  2. A Esfinge de Ouro 
  3. A Ilha Maldita
  4. A Tiara de Oribal
  5. Garra Negra
  6. As Legiões Perdidas
  7. O Último Espartano
  8. O Túmulo Etrusco
  9. O Deus Selvagem
  10. Iorix, O Grande 
  11. O Espectro de Cartago 
  12. O Deus Vulcão 
  13. Herkios, o Jovem Grego 
  14. A Torre de Babel (n.º 16 da colecção original)
  15. Vercingétorix (n.º 18)
  16. O Cavalo de Tróia (n.º 19)

4 comentários:

cori disse...

Uma excelente série que vai ser (a confirmar-se) um sucesso. Eu que manifestei à Dra Maria José Pereira, a necessidade de publicar Alix, inúmeras vezes, só posso aplaudir. Alix é uma criação genial, não é para o "grande público" como Asterix e outros, mas é agradável aos olhos mais leigos e isso pode trazer novos leitores para a BD. Os livros de Alix estão esgotados (logo caros em alfarrabistas)e pasme-se, fazem parte do Plano Nacional de Leitura (salvo erro, toda a colecção, o que não deixa de ser caricato, por estarem esgotados).
A Asa e o Público prestarão um autêntico serviço público.
Espero que se confirme.

Paulo S disse...

Boa noite.
Completamente de acordo com comentário anterior. Uma grande iniciativa do jornal público/Asa.
A 9ª arte precisa destas iniciativas. Que outros sigam o exemplo.

Nuno Neves disse...

Concordo em absoluto que Alix é uma excelente série e que a sua reedição se justifique, apesar de pessoalmente preferir que a aposta tivesse sido na série XIII.
Aguardo apenas a divulgação dos títulos a publicar, porque a grande mais-valia seria publicar álbuns inéditos, nomeadamente aqueles que intermedeiam "Ó ALexandria" e "O Rio de Jade". Abraço

refemdabd disse...

Concordo plenamente, pois claro. Já os tenho todos, mas aqueles das Edições 70 não têm a qualidade que uma colecção deste porte deria ter, por isso se a ASA os quiser editar em "capa dura" e num papel à altura, não me inibirei de os adquirir novamente. Espero sinceramente que publiquem os inéditos em Portugal, embora existam opiniões que consideram que estes titulos têm muito pouca qualidade; seja como for, deveriam ser publicados para fechar a colecção.