05 julho, 2010

Bouncer - “O Fascínio das Lobas”

Finalmente a ASA lembrou-se que existia Bouncer! Cinco anos depois, está de regresso esta excelente série da BD franco-belga com a assinatura da dupla Jodorowsky/Boucq. Passada no Oeste americano, depois de terminada a Guerra Civil Americana, Bouncer é western sangrento, e conta a história de um pistoleiro que desempenha as funções de segurança no Infierno Saloon em Barro-City, uma pequena cidade do Oeste Americano. Um pormenor é que Bouncer, o pistoleiro, perdeu o braço direito na sua juventude.

O álbum agora publicado, “O Fascínio das Lobas” é o quinto álbum desta colecção. Deixo o aviso que é importante ter presente os eventos anteriores. É que neste álbum assistimos ao desfecho de todos os acontecimentos relacionados com a origem de Bouncer e com o último dos mistérios que envolve a cidade de Barro-City. É o fim do ciclo de vingança do índio White Elk, o ultimo sobrevivente da tribo dos Nacaches, que teve inicio no tomo 3 – “A Justiça das Serpentes”. Na verdade em todo o álbum são histórias de vingança que se cruzam. Com a chegada à cidade de Antoine Grant, filha do antigo carrasco de Barro-City, um anjo negro da morte, que vem cobrar uma divida de sangue, percebe-se logo que tudo converge para o desenlace final, com o fecho dos ciclos.

Jodorowsky, como é do seu timbre, consegue captar o leitor mantendo a acção num ritmo alucinante e intenso. A narrativa é equilibrada. É verdade que o velho Oeste era um sítio duro para se viver, mas Bouncer é particularmente violento. Boucq ilustra essa impressão de forma soberba. A planificação nas situações de confronto é excelente. As vinhetas largas substituem as tiras na prancha. O desenho de Boucq é caracterizado por um traço limpo, bem definido e realista. Aliás, Boucq utiliza muito a expressividades dos rostos das personagens em vinhetas únicas, para transmitir emoções. O desenho ganha vida e movimento. Da minha parte, confesso admirador do trabalho desta dupla de autores.

Resta-me dizer que a edição cartonada da ASA está ao nível das anteriores, ou seja, muito boa.

Bouncer – O Fascínio das Lobas
Autores: Jodorowsky (argumento), Boucq (desenho)
Tomo 5 da colecção "Bouncer", cores, cartonado
Editora: ASA, 1ª edição de Junho de 2010

A minha nota:

1 comentário:

Manuel Frederico disse...

Alguem sabe qual é o conteudo especial da edição especial limitada da Fnac??
Ou são as sobras das 4 ediçoes anteriores em nova embalagem sem conteudos extras??

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...