09 março, 2011

Imagem do dia: O Gato do Rabino

InBD2_ Gato Rabino

Segundo volume da colecção Os Incontornáveis de Banda Desenhada. Três histórias. escritas e desenhadas por Joann Sfar, publicadas pela primeira vez em álbum.

O Bar-Mitzvá
Argel, bairro judeu, começo do século XX. O gato do rabino conta a história de um felino com o dom da palavra, uma situação absolutamente excepcional que ocorre depois de ele ter devorado o papagaio da casa. O rabino proíbe-o de ver a sua filha Zlabya (que é também dona do animal), com o argumento de que ele só diz mentiras ou meias-verdades…

O Malka dos Leões
Uma bela manha, o rabino recebe duas cartas. Uma comunica-lhe a chegada iminente do seu primo, que vem de Paris, e a outra propõe-lhe que seja aprovado pelo consistório dos judeus em França. Para este efeito, tem de ser submetido a um exame e só pode ser nomeado “rabino oficial” se passar na prova. O gato do rabino decide ajudar o seu dono a ultrapassar este difícil momento.

O Êxodo
O gato não conseguiu impedir o pior, ou seja, o casamento da sua dona com Jules. Como a família deste vive em Paris, Zlabya e o marido decidem passar a lua-de-mel na capital. O gato e o rabino também vão, mas este último não para de criticar a tristeza da capital, é o começo de todos os problemas, agravados pelo facto de o gato ter perdido o dom de falar…

Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...