25 agosto, 2011

Conan, o Bárbaro

Conan_poster

Estreia hoje nas salas de cinema portuguesas mais uma adaptação do mundo da banda desenhada. Trata-se de Conan, o Barbáro, a lendária personagem nascida nos campos de batalha, criada pelo autor americano Robert E. Howard em 1932.
Depois de na década de 80, Arnold Schwarzenegger ter assumido a personagem por duas vezes nos filmes Conan, O Bárbaro e Conan, O Destruidor chega agora a vez do desconhecido Jason Momoa interpretar o papel principal numa história que retoma as origens do guerreiro bárbaro.
O fim-de-semana de estreia nas salas americanas não correu lá muito bem e a critica não tem sido nada simpática. Mas claro a apreciação fico ao gosto de cada um. Deixo-vos um trailer.

18 agosto, 2011

Novos Rumos / Empurrãozinho

Entre os vários canais de diversificados que dispõe para informar sobre os seus programas de apoio financiados, a Comissão Europeia tem apostado na edição em Banda Desenhada para a divulgação de histórias de sucesso inspiradas em casos verídicos seleccionados entre cidadãos europeus que aceitaram dar o seu testemunho sobre a forma como souberam ultrapassar barreiras e dar novos alento às suas vidas.


Neste contexto, o primeiro exemplo foi dado em 2010 com a edição de “Novos Rumos”, um álbum que conta quatro exemplos de vidas que por força de diversas circunstâncias enfrentaram situações de desemprego: Julie, uma jovem mãe solteira, sem estudos e desempregada (abaixo 1º prancha, parte superior esquerda); Viktor, um jovem estudante e músico invisual (2ª prancha, parte superior direita); Pedro (o caso português) um empresário que vê obrigado a fechar o seu negócio devido à crise (3ª prancha, parte inferior esquerda); e Fianne, uma jovem com um passado criminal que é despedida (4ª prancha, parte inferior direita).



No seguimento deste álbum, a Comissão Europeia lançou este ano a segunda parte destas histórias de sucesso, num novo álbum intitulado “Empurrãozinho”. São quatro novas histórias de vida, quatro percursos: Alex, um jovem que recebe uma proposta de negócio mas que não consegue financiamento para a concretizar (abaixo 1ª prancha, parte superior esquerda); Nataline, uma jovem modelo que por motivos de saúde decide mudar de vida (2ª prancha, parte superior direita); Ivana, uma jovem sem rumo que acidentalmente descobre o seu talento como estilista (3ª prancha, parte inferior esquerda); e Dimitra, uma jovem de etnia cigana cuja mãe precisa de cuidados de saúde (4ª prancha, parte inferior direita), aqui num registo de combate à exclusão social.



Todas as histórias têm como denominador comum o argumentista Rudi Miel (autor também de “Águas Perigosas”) que através de uma narrativa bastante simplista, conduz o leitor nas várias situações com a apresentação dos problemas mas focando-se nas soluções, que obviamente se traduzem depois em finais felizes. As dificuldades sociais retratada são infelizmente situações bastantes comuns e actuais, sendo os jovens que estão em inicio de vida aqueles que talvez mais facilmente se identificam com as várias histórias.

Os desenhos, da responsabilidade de autores com obras publicadas, nomeadamente em França, mostram-se igualmente simples e competentes. Vanyda (na história de Julie), Christian Durieux (Viktor), Sylvain Savoia (Pedro), Gihef (Fianne) que assinam no primeiro álbum e Alexandre Tefenkgi (Alex), Maud Millecamps (Nataline), Vanyda (Ivana) e You (Dimitra) no segundo, tem um registo gráfico de linha clara realista que vem na linha do que é hábito neste tipo de publicações da UE.

Em resumo, dois álbuns interessantes, de fácil leitura, onde as narrativas e os desenhos num ponto de vista de BD institucional cumprem satisfatoriamente com o seu único propósito de informar. De mensagem simples e eficaz.

Novos Rumos
Autores: Rudi Miel (argumento), Vanyda, Christian Durieux, Sylvain Savoia, Gihef (desenho)
Álbum a cores, cartonado
Edição: Comissão Europeia, 2010, 60 p.

A minha nota:

Empurrãozinho
Autores: Rudi Miel (argumento), Alexandre Tefenkgi, Maud Millecamps, Vanyda e You (desenho)
Álbum a cores, cartonado
Edição: Comissão Europeia, 2011, 60 p.

A minha nota:

Estas edições estão disponíveis em língua portuguesa e podem ser obtidas gratuitamente em papel ou descarregadas em formato pdf nos seguintes links:


Adicionalmente, informo que a Comissão Europeia desafia os vários autores para o envio de propostas de argumentos e/ou os seus desenhos inspirados em histórias de vida semelhantes. Os trabalhos deverão ser enviados para a seguinte morada: esf@ec.europa.eu. A promessa, que não é minha mas da Comissão Europeia, é a de publicar os melhores no sítio web ou numa próxima BD.

Tintin no McDonald's

Antevendo o mais que provável sucesso de The Adventures of Tintin: The Secret of the Unicorn por terras gaulesas, a McDonald’s francesa já tratou de adquirir os respectivos direitos e o famoso “M” associa-se agora a Tintin na mais recente campanha publicitária "venez comme vous êtes". A primeira imagem já foi entretanto divulgada:

Tintin_McDonalds

Moleskine by Ricardo Cabral





Moleskine by Ricardo Cabral



06 agosto, 2011

Concurso de BD do 22º Amadora BD

O 22º Amadora BD – Festival de Banda Desenhada 2011 que irá decorrer entre os dias 21 de Outubro e 6 de Novembro, está a aceitar participações para o concurso de Banda Desenhada.
Até porque os prémios são convidativos (1º prémio são €1000), faço um breve apanhado das condições de participação, informando que o tema a concurso é “O Humor é uma coisa séria” e podem concorrer todos os autores com idade superior a 12 anos, que devem apresentar 4 pranchas originais inéditas, em formato A4, a preto e branco ou a cores. Importante a reter é a data limite para entrega dos trabalhos: 12 de Setembro até às 17:00 horas.

Como falta praticamente um mês para a entrega dos trabalhos e como não encontro disponivel em qualquer sitio da internet o regulamento do concurso (falha grave?), cuja leitura atenta recomendo aos interessados, disponibilizo-o nos links seguintes (em formato .pdf) bem como a ficha de inscrição obrigatória.

22º Concurso Nacional de BD - Página 1
22º Concurso Nacional de BD - Página 2
22º Concurso Nacional de BD - Página 3
22º Concurso Nacional de BD - Página 4
Ficha de Inscrição

Boa Sorte!