31 outubro, 2012

A teia do 23º Amadora BD

Homem-Aranha, 50 Anos de um Mito

Passeei-me no 1º fim-de-semana do Amadora BD. O festival este ano repete a arquitectura da edição anterior. Uma boa opção. Gosto particularmente dos espaços abertos e de fácil circulação no piso inferior. No conteúdo, posso afirmar que se confirmaram as expectativas de excelentes exposições. De alguns anos para cá são praticamente o selo de qualidade do festival. Confesso que (ainda) não percorri demoradamente as várias mostras. Respirei somente o ambiente de algumas. Eternus 9 leva-nos numa alucinante viagem pelo talento de Victor Mesquita. Mas tanto no Sábado como no Domingo, a teia do Homem-Aranha puxava-me para o seu espaço e eu deixava-me ir ou não fosse este um dos meus personagens preferidos.
A exposição encontra-se a todos os níveis excepcional. Cinquenta anos muito bem apresentados. As pranchas expostas são um deleite visual. Tivesse eu três ou quatro daqueles originais (Romita, Buscema, Deodato, qualquer deles servia-me) e pintava as paredes da sala da minha casa de azul e vermelho só para os expor. Toda a cenografia e o pormenor de ter uma verdadeira aranha (leia-se tarântula) a guardar um exemplar da revista Amazing Fantasy #15 dá um toque verdadeiramente aracnídeo à exposição.  Mais sobre esta e outras exposições aqui voltarei a falar demoradamente.
O fim-de-semana ficou inegavelmente marcado por dois nomes. As (respectivas) longas filas nos autógrafos não enganavam. Um, Cyril, porque forma lançados dois álbuns da sua autoria de grande qualidade. Estão ali na pilha por ler. O outro, Deodato, porque se apresentou na condição de excelente desenhador do Homem-Aranha e do restante universo de super-herois. Uma disponibilidade e simpatia que devia servir de exemplo para muito autores que nos visitam. Foi um prazer conhece-lo. Dizem que houve também mais lançamentos e apresentações mas a companhia de amigos e muita conversa nas filas de autógrafos ocuparam-me o tempo e isto não é uma critica. E como ainda há tanto ainda para ver no festival volto no próximo fim-de-semana. Está-se bem no Amadora BD!


Amazing Fantasy # 15 e a tarântula



Mike Deodato

27 outubro, 2012

O Baile, de Joana Afonso

Hoje é o dia da Joana. Uma das mais promissoras autoras da banda desenhada portuguesa, vencedora do concurso de BD da edição do ano passado do Amadora BD, vê finalmente publicado o seu primeiro álbum.

O Baile é uma edição da Kingpin, e conta com o desenho e cor de Joana Afonso num argumento assinado por Nuno Duarte, o mesmo que já nos tinha brindado com "A Fórmula da Felicidade". E a temática não podia ser mais do meu agrado: mortos-vivos!

O BAILE
A historia situa-se em 1967. Incumbido de investigar relatos macabros sobre uma horda de pescadores mortos que voltam para apavorar uma pequena vila costeira, o Inspector Rui Brás, da PIDE, é enviado para impor a sanidade e o silêncio recomendáveis, a meses de uma importante visita papal.

O lançamento é hoje às 16 horas no Auditório do festival! 

Para vosso deleite, ficam algumas páginas...

Cyril Pedrosa

Maria José Pereira, Cyril Pedrosa e Mathieu Sapin

Na passada Quinta-feira, dei um salto até ao Institut Français du Portugal, aqui em Lisboa, onde no âmbito da programação paralela do Amadora BD, o autor Cyril Pedrosa esteve presente para uma participada apresentação do seu álbum Portugal. Apesar de quase não falar português - a Maria José, editora da ASA, desempenhou o papel de tradutora - teve uma interesante conversa sobre todo o processo de criação do álbum e das suas motivações. E em resposta a uma pergunta, revelou que a aplicação de cor não é o seu forte... o que não deixa de ser uma declaração curiosa porque no seu álbum a cor é um dos elementos que mais sobressai.
Ao seu lado esteve também Mathieu Sapin, que falou igualmente do seu trabalho e da sua ligação a Portugal, por onde vai permanecer por mais algum tempo pois está a preparar uma história cuja acção se desenrola precisamente em Lisboa. Ficam algumas fotos.





Cyril Pedrosa que vai ter um fim-de-semana em cheio no festival. Para além do lançamento do já falado Portugal (edição ASA) será igualmente lançado o muito elogiado Três Sombras (edição Polvo).


Sobre este livro...
Joaquim vive despreocupadamente no seu mundo, juntamente com os seus pais. Mas, uma noite, com o sono a demorar, apercebem-se de umas sombras que parecem estar à espera de algo, na colina em frente à casa. Surgem sob a forma de três cavaleiros e desvanecem-se assim que alguém se aproxima. Estas “coisas” estão ali por Joaquim. Terá o seu pai razão ao querer afrontar o inevitável? A partirdaqui inicia-se uma viagem singular, perigosa e comovente...
Uma obra premiada no Festival Internacional de Banda Desenhada de Angoulême (França).

Aproveitem o Amadora BD!

26 outubro, 2012

E abrem hoje as portas do 23º Amadora BD


Logo por voltas das 21h30 é inaugurada a 23ª edição daquele que é o maior festival de banda desenhada em Portugal. Como não podia deixar de ser as atenções deste blogue estarão todas concentradas no Fórum Luís de Camões, na Brandoa, onde se centraliza o núcleo central do Amadora BD.
A programação deste ano é particularmente rica em exposições. Entre muitas, e porque se trata de uma das minhas personagens preferidas, destaco aqui a dedicada ao "Homem Aranha - 50 Anos de um Mito" onde estarão expostos alguns dos trabalhos originais de grandes desenhadores do Aranha, entre os quais o brasileiro Mike Deodato, que estará presente no primeiro fim-de-semana do festival.
Igualmente neste primeiro fim-de-semana, outro motivo de interesse será a presença de Cyril Pedrosa para o lançamento dos álbuns Portugal (Sábado às 15h) e Três Sombras (Domingo às 15h). Em termos de autores portugueses o destaque maior vai para O Baile, de Joana Afonso e Nuno Duarte (Sábado  às 16h).
Mas são múltiplos os motivos de interesse para 15 dias de festival e como se tornava exaustivo listar aqui tudo aquilo que está programado, torna-se mais fácil encaminhar a consulta para o site oficial do evento disponivel em 23amadorabd.com/pt

E dado o grande interesse que sempre gera, ficam só aqui os horários e os autores presentes nas sessões de autógrafos deste primeiro fim-de-semana:

Sábado, 27 de Outubro
15:00
António Valjean
Fil
Miguel Santos
Mike Deodato Jr
Paulo Marques
Paulo Monteiro
Pedro Brito
Pedro Serpa
Ricardo Cabral
Tiago Batista
Victor Mesquita

16:00
André Araújo
António Valjean
Cyril Pedrosa
Fil
João Mascarenhas
Mathieu Sapin
Miguel Santos
Mike Deodato Jr
Paulo Marques
Pedro Brito
Pedro Serpa
Ricardo Cabral
Tiago Batista
Victor Mesquita
Vincent Vanoli

17:00
André Araújo
Catherine Labey
Cyril Pedrosa
David Soares
Geral & Derradé
João Amaral
João Mascarenhas
Joana Afonso
Jorge Magalhães
Marco Mendes
Mathieu Sapin
Miguel Peres
Nuno Duarte
Tiago Batista
Victor Mesquita
Vincent Vanoli

18:00
Catherine Labey
Cyril Pedrosa
David Soares
Geral & Derradé
João Amaral
João Mascarenhas
Joana Afonso
Jorge Magalhães
Marco Mendes
Mathieu Sapin
Miguel Peres
Nuno Duarte
Tiago Batista
Victor Mesquita
Vincent Vanoli

Domingo, 28 de Outubro
15:00
Ana Oliveira
João Amaral
Marco Mendes
Miguel Santos
Mike Deodato Jr
Paulo Marques
Pedro Serpa
Victor Mesquita
Vincent Vanoli

16:00
Ana Oliveira
Cyril Pedrosa
Joana Afonso
João Amaral
João Mascarenhas
Marco Mendes
Miguel Peres
Miguel Santos
Mike Deodato Jr
Nuno Duarte
Paulo Marques
Pedro Serpa
Rui Lacas
Victor Mesquita
Vincent Vanoli

17:00
João Mascarenhas
Joana Afonso
João Amaral
José Miguel Ribeiro
Marco Mendes
Miguel Peres
Mike Deodato Jr
Nuno Duarte
Rui Lacas
Victor Mesquita
Vincent Vanoli

18:00
João Amaral
João Mascarenhas
Marco Mendes
Miguel Peres
Rui Lacas
Victor Mesquita

25 outubro, 2012

Leitura: O Hobbit

Um dos mais oportunos lançamentos da Devir este ano é, sem dúvida, o álbum O Hobbit. A adaptação gráfica do conhecido conto de JRR Tolkien que antecede a trilogia conhecida de O Senhor dos Anéis apresenta-se numa edição de excelência. Nova encadernação em capa dura, uma diferente ilustração na capa e num formato maior se comparado com a 1ª edição lançada em 2002. Em termos do interior não tenho meio de comparação (não possuo a edição anterior), mas posso dizer que na edição actual o trabalho de cores apresenta-se muito bom.

O Hobbit conta a fantástica história como o hobbit Bilbo Baggins, juntamente com mais 13 anões, embarca numa atribulada viagem cheia de perigos, para bastante além do seu mundo, para resgatar um magnífico tesouro guardado pelo terrível dragão Smaug ou então de forma muito resumida é a "incrível história como Bilbo Baggins descobriu o anel".
Como desfrutei do prazer do livro antes de me aventurar na leitura em banda desenhada (lá para Dezembro segue-se a "oportunidade" do filme), posso afirmar que esta espantosa narrativa de coragem e amizade tem uma adaptação, da responsabilidade Charles Dixon e Sean Deming, perfeita para banda desenhada pela fidelidade que apresenta. Muito me agrada que assim tenha sido feito, porque a riqueza do universo de Tolkien, nos diálogos e nas descrições narrativas, não poderia ter outro tratamento, muito à semelhança como, por exemplo, Peter Jackson fez e muito bem no cinema.
Ao nível do desenho, a arte de David Wenzel mostra-se extremamente capaz do desafio. Todos os espaços narrativos estão completos, num desenho realista e atento aos detalhes. O seu traço dá forma no nosso imaginário às imagens que criamos a partir da leitura do livro, revelando que absorveu toda a caracterização que é feita dos ambientes e sobretudo das personagens criadas por Tolkien. E o melhor reflexo disto são as grandes semelhanças que encontramos entre o desenho de Wenzel e as figuras de Gandalf e sobretudo do "precious" Gollum no fantástico cinema de Peter Jackson.

Esta edição da Devir mostra-se assim em linha com as grandes edições em Portugal de banda desenhada, tornando-se imprescindível para quem simultaneamente se mostra grande admirador da obra de Tolkien.

O Hobbit
Autoria de JRR Tolkien, adaptação de Charles Dixon e Sean Deming e desenho de David Wenzel
Álbum único, cores, capa dura
Editora: Devir, 2ª edição de Junho de 2012

A minha nota:

20 outubro, 2012

Em 24 horas 24 pranchas de banda desenhada


Trata-se de um evento bastante interessante. Como o nome diz, o objectivo dos autores participantes é em 24 horas desenvolver uma banda desenhada em estilo manga em 24 páginas. Decorre entre hoje e amanha, e vai para a sua 5ª edição. Procuram-se novos talentos do manga nacional.

Pela primeira vez, este evento decorrerá ininterruptamente em simultâneo em três cidades: Lisboa, Maia e Beja. Assim, a partir da 15 horas, em Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Maia, no Fórum da Maia e em Beja, na Bedeteca de Beja.

Este evento é organizado pela NCreatures, a editora da revista Banzai, em parceria com o Instituto Oriental da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Fórum da Maia e a Bedeteca de Beja.

Em 24 horas 24 pranchas de banda desenhada


Trata-se de um evento bastante interessante. Como o nome diz, o objectivo dos autores participantes é em 24 horas desenvolver uma banda desenhada em estilo manga em 24 páginas. Decorre entre hoje e amanha, e vai para a sua 5ª edição. Procuram-se novos talentos do manga nacional.

Pela primeira vez, este evento decorrerá ininterruptamente em simultâneo em três cidades: Lisboa, Maia e Beja. Assim, a partir da 15 horas, em Lisboa, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, na Maia, no Fórum da Maia e em Beja, na Bedeteca de Beja.

Este evento é organizado pela NCreatures, a editora da revista Banzai, em parceria com o Instituto Oriental da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, a Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, o Fórum da Maia e a Bedeteca de Beja.

19 outubro, 2012

Autores Estrangeiros no Amadora BD

Foi divulgada a lista dos autores estrangeiros convidados do 23º Amadora BD. Permito-me a algumas considerações. Uma primeira leitura rápida sobre os nomes e, com poucas excepções, a grande maioria não me desperta qualquer entusiasmo. Talvez apenas alguma curiosidade. Acredito que alguns dos autores até estejam representados na  exposição principal, mas certamente que passarão por desconhecidos do público em geral que visita o festival. Dos autores sem qualquer obra conhecida ou editada em Portugal, depois do festival é sabido que nem a memória fica. Num ano com um tema tão interessante, e com editoras portuguesas a fazerem publicar excelentes obras associadas a esta temática, é uma oportunidade perdida a ausência de um nome sonante.  As excepções que referi anteriormente, vão para um trio de autores que pela obra e talento certamente se destacarão: o luso-francês Cyril Pedrosa, o suíço Zep e o brasileiro Mike Deodato.

Cyril Pedrosa é desenhador, colorista e argumentista. Estreou-se na banda desenhada, em 1998, com a série Ring Circus. Em 2006 criou Les Coeurs solitaires, e, um ano mais tarde, Trois Ombres. A sua presença no festival é aproveitada para o lançamento do álbum Portugal (ASA), onde conta uma história quase autobiográfica baseada na sua própria experiência e no conhecimento de um país que visita em 2006, para participar no Salão de BD da Sobreda da Caparica. Vai estar presente no 1º fim-de-semana.


Mike Deodato Jr. é um dos nomes sensação. A sua ligação a editoras americanas de comics, nomeadamente a Marvel, e o seu magnifico trabalho desenho de personagens como o Homem-Aranha ou o Hulk, entre muitos outros, dão-lhe certamente o estatuto de estrela  na edição deste ano. Vem acompanhar a exposição dedicada aos 50 anos do Homem-Aranha. Vai estar presente no 1º fim-de-semana.





Zep é o pseudónimo de Philippe Chappuis, o criador da série Titeuf. A visão das crianças sobre o mundo dos adultos com um sentido de humor implacável, em mais de 20 milhões de exemplares publicados em 27 idiomas. O seu mais conhecido trabalho, com mais de 400.000 exemplares vendidos, encontra-se publicado em Portugal. Chama-se Happy Sex (ASA) e é uma divertidissima abordagem ao mundo sexual do humanos. Vai estar presente no 3º fim-de-semana.





A lista das presenças dos autores estrangeiros é a que se segue, com a ressalva que poderá haver sempre alterações. Mas aqui fica o que para já está anunciado:

1º fim-de-semana (dias 27 e 28 de Outubro)
Mike Deodato Jr
Mathieu Sapin
Cyril Pedrosa
Vincent Vanoli

2º fim-de-semana (dias 3 e 4 de Novembro)
Fabrice Neaud
Justin Green
Carol Tyler
Antonio Altarriba
Edmond Baudoin

3º fim-de-semana (dias 10 e 11 de Novembro)
ZEP
Peter Pontiac
Caeto
Dominique Goblet

Aguarda-se agora a lista dos autores nacionais!

18 outubro, 2012

Exposição Cinzas da Revolta

No âmbito da programação paralela do 23º Amadora BD, fica o convite, para amanha, dia 19, por volta das 19 horas, participaram na inauguração da exposição dedicada ao recentemente livro Cinzas da Revolta, que conta com argumento de Miguel Peres e desenho de Jhion (João Amaral). A exposição, que apresentará originais e o álbum em todas as suas fases de concepção, estará patente, até ao próximo dia 11 de Novembro, no espaço Leya da Livraria Buchholz, na Rua Duque de Palmela 4, em Lisboa. Algumas imagens podem ser vistas aqui.
Apesar do livro já estar à venda nas habituais livrarias, o lançamento oficial está agendado para o festival da Amadora, onde os autores são presença confirmada.


17 outubro, 2012

As 10 Capas da Colecção Heróis Marvel II


Estão aqui as 10 capas que compõem a segunda série da colecção Heróis Marvel da parceria Levoir/Público. O primeiro livro, que sai já amanha, traz-nos a saga Dinastia de M, assinada pela dupla Brian Michael Bendis no argumento e Olivier Copiel no desenho.

Sinopse:
Nunca ninguém sonhou que Magneto governaria o planeta inteiro e que os heróis da Terra mudariam, realizando os seus desejos num mundo diferente do normal… Mas os poderes da Feiticeira Escarlate, a mais poderosa mutante da Terra, criaram um universo paralelo, em que apenas alguns heróis se lembram de uma outra vida, de outro mundo… Irão eles a tempo de reverter esta história? E quais serão as consequências?

16 outubro, 2012

Vem aí Death Note 3


A Devir prepara-se para dar continuidade à excelente série Death Note, preparando-se para lançar o terceiro livro desta colecção, intitulado Corrida Louca. A sinopse da história dá a entender a existência de um segundo caderno da morte nas mãos de um novo interveniente. O que promete interessantes desenvolvimentos. Fica uma palavra para a magnifica capa desta edição, onde a personagem Ryuk aparece em todo o seu esplendor. Visualmente está muito bem conseguida.

15 outubro, 2012

107º aniversário de Little Nemo in Slumberland pelo Google

O google tem uma peculiar e engraçada forma de celebrar todos aqueles dias especiais associados a qualquer efeméride. Fá-lo sobre a forma de «doodles». Pequenas animações que transformam o logotipo da empresa. O do dia de hoje, pela sua natureza, merece aqui destaque. Porque é dos melhores que já vi. Porque se trata de uma banda desenhada. Porque presta homenagem a Winsor McCay com a evocação do 107º aniversário da publicação da primeira tira de jornal das aventuras de Little Nemo intitulado Little Nemo in Slumberland. Fica aqui a "montagem" das várias tiras que compõem o "Little Nemo" do google.


107º aniversário de Little Nemo in Slumberland pelo Google

O google tem uma peculiar e engraçada forma de celebrar todos aqueles dias especiais associados a qualquer efeméride. Fá-lo sobre a forma de «doodles». Pequenas animações que transformam o logotipo da empresa. O do dia de hoje, pela sua natureza, merece aqui destaque. Porque é dos melhores que já vi. Porque se trata de uma banda desenhada. Porque presta homenagem a Winsor McCay com a evocação do 107º aniversário da publicação da primeira tira de jornal das aventuras de Little Nemo intitulado Little Nemo in Slumberland. Fica aqui a "montagem" das várias tiras que compõem o "Little Nemo" do google.


14 outubro, 2012

Uma ida ao Forte!

 
Um passeio até Belém para ver o Forte do Bom Sucesso tomado de assalto pela BD portuguesa. O espaço é simpático até porque dispõe de várias salas amplas, bem aproveitado para exposições. Destaco quase naturalmente "Os Primeiros Passos nas Pranchas de 24 Autores". Bem composta  e variada e com quadros que eu adoraria trazer para casa! Vale a visita porque estão lá dos melhores autores portugueses! Ficam algumas fotos e a informação que uma reportagem fotográfica mais completa pode ser vista na página do facebook do FOTO BD [link]



12 outubro, 2012

Vamos ao Forte!


É já amanha que terá inicio o evento BD AO FORTE, que durante dois meses, decorrerá no Forte do Bom Sucesso junto à Torre de Belém em Lisboa. Integrado na 1ª Trienal Movimento Desenho 2012, onde se abordará a temática do desenho nas suas mais variadas vertentes e abordagens, este evento centrar-se-á sobretudo no universo da banda desenhada. O objectivo passará pela apresentação de um conjunto de propostas para promover e divulgar a BD, com workshops, exposições, lançamentos de projectos e apresentações variadas.

Ao nível das exposições, será possível apreciar:

a exposição "Combatentes - As várias faces do soldado português" que apresentará 10 ilustrações de soldados nacionais, ao longo dos tempos, realizadas por autores portugueses como Daniel Maia, Susana Resende, Pedro Ribeiro Ferreira e Miguel Gabriel, entre outros. O forte estará invadido por soldados de infantaria, cavaleiros, granadeiros, alabardeiros e até por tropas especiais.

a exposição "Antes da BD - Os primeiros passos nas pranchas de 24 autores" compilará esboços, layouts, apontamentos e ideias dos artistas de banda desenhada nacional no seu estado mais cru, no seu movimento mais livre. Esta exposição será a maior do BD ao Forte e serve de complemento à Zona Desenha, edição da conhecida antologia de BD nacional fundamentalmente centrada na temática do desenho. Será possível observar os primeiros passos nas pranchas de autores como Jorge Coelho, Joana Afonso, Osvaldo Medina, André Lima Araújo, Nuno Saraiva, Pedro Brito, Filipe Andrade e Pedro Carvalho, entre outros.

A terceira e última exposição é da ilustradora Susana Resende e consiste numa série de ensaios rápidos e expressivos. Os movimentos envolvem-se no papel sob a forma de traços e mostram personagens, lugares e situações.

O programa completo, entre 13 de Outubro a 15 de Dezembro de 2012, é o que se segue:

OUTUBRO, 13
das 17h às 20h
Inauguração
Abertura das exposições
Feira de BD
Programa em directo da TVL (televisão online) com a temática “O desenho na BD”.

OUTUBRO, 14
das 14h às 17h
Masterclass “Banda Desenhada – do esboço à arte final” com Fil
5€ (mínimo 4 pessoas)

NOVEMBRO, 17
das 10h às 17h
Masterclass “Análise formal de BD” com Pedro Moura
50€ (mínimo 6 pessoas)

NOVEMBRO, 24
das 10h às 17h
Masterclass “Escrita para BD – Linguagem e Forma” com Mário Freitas
20€ (mínimo 5 pessoas)

DEZEMBRO, 1
Das 14h30 às 17h30
Sessão “Animação à Leitura” com Pedro Leitão
12€ (mínimo 20 crianças, cada uma acompanhada por um adulto)

das 17h30 às 20h
Apresentação Zona Desenha (Associação Tentáculo)

DEZEMBRO, 2
das 10h às 17h
Masterclass “A legendagem na BD – um importante instrumento narrativo” com Mário Freitas
20€ (mínimo 5 pessoas)

DEZEMBRO, 8
das 10h às 17h
Masterclass “BD Experimental” com Pedro Moura
50€ (mínimo 6 pessoas)

DEZEMBRO, 15
das 17h30 às 20h
Encerramento
Feira de BD
Apresentação/Actividade Kingpin Books

Vamos ao Forte?

11 outubro, 2012

Acabam os Heróis Marvel. Começam os Heróis Marvel II


Com o último volume dedicado a Nik Fury enquanto director da SHIELD, chegou hoje ao fim a colecção Heróis Marvel, resultante da inédita colaboração entre a Levoir e o Público. Foram 15 volumes que fizeram regressar o universo de super-herois a Portugal. Como é natural numa colecção deste género, não passou despercebida. Discutiu-se o desenho das capas e contra-capas, as histórias selecionadas, a qualidade das traduções, os extras incluidos, mas a verdade é que quaisquer que fossem as escolhas dificilmente haveria consenso. O que importa reter é que no global se tratou de uma excelente colecção que nos trouxe algumas histórias clássicas, como a morte dos Stacy nas aventuras do Homem-Aranha ou a saga Guerras Secretas, que há muito justificavam a sua edição em português. Em capa dura, com quase 200 páginas e um preço de capa a rondar os nove euros, perguntava se se poderia fazer melhor?

A verdade é que sim. Porque de hoje a uma semana começa a colecção Heróis Marvel - Série II, constiuida por mais 10 volumes, que incluem as histórias Surfista Prateado: Parábola, Wolverine: Arma X e Demolidor: Renascido, que são absolutamente imperdiveis. Adionalmente, e conforme revelado pelo blogue Por um punhado de imagens, somos contemplados com duas histórias ilustradas por dois grandes desenhadores portugueses: Filipe Andrade e Nuno Plati no volume dedicado ao Homem de Ferro, que chega às bancas no dia 1 de Novembro. Conclusão: é arranjar espaço para mais 10 volumes!

COLECÇÃO HERÓIS MARVEL - Série II:
  1. X-MEN E VINGADORES: DINASTIA DE M
  2. X-MEN: A SAGA DA FÉNIX NEGRA
  3. HOMEM DE FERRO: EXTREMIS
  4. SURFISTA PRATEADO: PARÁBOLA
  5. WOLVERINE: VELHO LOGAN
  6. DR. ESTRANHO: O JURAMENTO
  7. HOMEM-ARANHA: O REINO
  8. DEMOLIDOR: RENASCIDO
  9. WOLVERINE: ARMA X
  10. NOVOS VINGADORES: GUERRA CIVIL

10 outubro, 2012

Autobiografia na Banda Desenhada

Cartaz oficial da autoria de Paulo Monteiro
Já andava para escrever sobre a edição de autobiografias em BD aqui no blogue. Numa altura que se está em contagem decrescente para o 23º Amadora BD, a propósito da última newsletter recebida do festival, dá-se a feliz coincidência. O tema central da edição deste ano Amadora BD é a Autobiografia na Banda Desenhada

Numa altura que o mercado da edição de banda desenhada em Portugal tem assistido nos últimos tempos à publicação de várias obras relacionadas, cujo público-alvo vai para além daquele tradicional consumidor dos super-heróis americanos ou da produção franco-belga, a temática escolhida para o festival deste ano justifica-se tanto pelo seu interesse como pela oportunidade.

As obras que falo, são edições que se destacam por transmitirem as vivências e pensamentos mais intimistas do seus autores sob a forma de narrativas gráficas de registo autobiográfico. Livros como Persepolis, de Marjane Satrapi, FunHome, de Alison Bechdel (ambos da Contraponto) ou Blankets, de Craig Thompson (da Devir), ou de autores nacionais, como O Amor Infinito que Te Tenho, de Paulo Monteiro (da Polvo) ou os diários gráficos Israel, Newborn e Pontas Soltas, de Ricardo Cabral (da ASA), que tem merecido inclusivamente a atenção de jornais, no interesse que cativam, mostram sem dúvida uma maturidade do nosso mercado, que muito me agrada. Quando tantas vezes se fala na questão de atrair novos públicos para a BD e dá-se o enfoque nas novas gerações, eu aplaudo este outro caminho de conquistar um público diferente, mais adulto e sem dúvida mais exigente.

E assim, a organização do festival da Amadora que tantas vezes acerta ao lado, e aqui recordo escolhas recentes como O Grande Vigésimo (na edição de 2009) ou o Centenário da República (em 2010), este ano dá um significativo contributo para a promoção da banda desenhada numa temática que tem vindo a elevar o nível da edição bedéfila em Portugal. Resta agora saber se as opções ao nível das exposições centrais estarão ao nível qualitativo das obras. Mais isso já será outra história!

04 outubro, 2012

Primeira imagem do cartaz do Amadora BD


Paulo Monteiro foi o artista convidado para ilustrar o cartaz oficial do 23º Amadora BD. Premiado no festival, em 2001, com o troféu de Melhor Álbum Português com o álbum O Amor Infinito que te Tenho da editora Polvo, é o autor nacional em destaque da edição deste ano, com uma exposição sobre a sua obra. Para quem não conhece, o Paulo Monteiro para além de excelente pessoa é igualmente o director do excelente Festival de BD de Beja.

02 outubro, 2012

Lançamento ASA: Cinzas da Revolta


Cinzas da Revolta é a mais recente aposta da ASA na banda desenhada de autores portugueses. Miguel Peres estreia-se em álbum e assina o argumento e Jhion aka João Amaral regressa a estas lides e é responsável pelo desenho. Tendo como pano de fundo a Guerra Colonial em Angola, apresenta-nos a história de Ana Maria, filha desaparecida de portugueses mortos num ataque de rebeldes. Para descobrir no próximo Amadora BD. Ficam algumas páginas.