22 outubro, 2014

Nos bastidores do 25º AmadoraBD

A poucos dias do inicio do 25º AmadoraBD, recebi um convite da organização, o qual desde já agradeço, para visitar os bastidores do AmadoraBD. Aceitei, até porque é a primeira vez que o festival abre as suas portas antes da oficial abertura de portas.

Um pequeno grupo que reuniu vários bloggers e comunicação social, foi recebido pelo Director do Festival, Nelson Dona e pela simpática Presidente da Câmara Municipal da Amadora, Carla Tavares. Dentro do Fórum Luís de Camões, seguiu-se uma visita guiada pelos cenários ainda em obras. A primeira impressão que fica logo no piso 0 é de espaço. Espaços abertos. Acabaram-se os labirintos, as salas escondidas, as paredes atravessadas, que caracterizaram o festival nos últimos anos. O espaço de circulação é dominante. Neste piso encontramos as principais exposições do festival:

Galáxia XXI: O Futuro da Banda Desenhada é Agora
Joana Afonso - Autora portuguesa em destaque
O Baile
Batman, Ano 75
Os 50 anos de Mafalda
O Ano Editorial Português
Autografos Desenhados

As paredes laterais vão albergar a exposição Galáxia XXI e ao fundo a "biblioteca"
O espaço da Joana Afonso já composto
A sala amarela do Batman que reunirá uma valiosa mostra de originais
Esta estrutura vai acolher a exposição do Ano Editorial Português e irá funcionar como uma biblioteca. Todos os livros encontrar-se-ão espalhados nestas paletes e caberá ao publico procura-los usando depois a própria estrutura como sala de leitura. Uma ideia bastante original!
No piso -1 encontramos outro cenário de obras. Mas deu para perceber que o rosa da Joana dominará a zona de autógrafos, que aproveita materiais do ano passado. A enquadrar esta zona temos a zona comercial, que terá a presença das editoras/livrarias: Devir, Livraria Dr. Kartton, Grupo Babel, Grupo Leya, Kingpin Books, Livraria Palavras de Culto e Polvo. Nas costas desta área, teremos espalhadas as restantes exposições que compõem este festival. Lamentavelmente, a dedicada ao José Ruy, por ocasião da comemoração da bonita marca de 70 anos ao serviço da banda desenhada, ficou «arrumada» no CNBDI, com todos os inconvenientes que dai decorrem. As que marcam presença no núcleo central são:

O Surfista Prateado
Jim Curioso: Viagem ao Coração do Oceano
Henrique Monteiro
Catarina Sobral
Osvaldo Medina e Super Pig
BDLP
25 Anos 25 Autores 25 Cartazes

A zona de autógrafos
As exposições ainda em caixote
O bom trabalho cenográfico está patente na sala do Super Pig pelo traço de Osvaldo Medina
O Surfista Prateado já marca presença
Num «bunker» longe dos olhares públicos uma equipa trata dos originais recebidos para a exposição
Por estas mãos passam «obras de artes»
Fica aqui uma pequena amostra do que poderá ser visto durante o AmadoraBD, que estará aberto entre 24 de Outubro e 9 de Novembro, no Fórum Luis de Camões. E merece a visita.

Sem comentários: