23 abril, 2016

Lançamento POLVO: TEX - Tempestade sobre Galveston


É já este fim-de-semana que tem lugar a 3ª Mostra do Clube Tex Portugal. O encontro anual texiano conta este ano com a presença de dois desenhadores relacionados com a personagem, os italianos Massimo Rotundo e Maurizio Dotti. A editora POLVO associou-se, mais uma vez a este evento (já o havia feito no ano passado com o lançamento de Patagónia), com a edição portuguesa de uma aventura de Tex Willer. A escolha incidiu sobre a história Tempestade sobre Galveston, que conta justamente com a arte de Massimo Rotundo (presente no evento) num argumento assinado por Pasquale Ruju. O livro apresenta a curiosidade de ser editado com duas capas diferentes.

A apresentação oficial terá lugar já este Sábado, às 16h00, no Auditório do Museu do Vinho Bairrada – Anadia, com a participação do autor Massimo Rotundo, do editor Rui Brito e de Mário João Marques, contando com a moderação de João Miguel Lameiras

Tempestade sobre Galveston
O coronel Woodlord administra ainda a sua plantação de algodão como nos tempos idos da escravatura. Na pista de um bando de ladrões de bancos, Tex e Carson acabam por se ver enredados numa elaborada intriga para encontrar um tesouro, herança de um famoso jogador de cartas e pistoleiro. Quem herda? Eleanor Hood, a fascinante proprietária do “Lucky Smile”, o “saloon” de Galveston, que aprendeu a crescer e fazer-se respeitar num mundo de homens. Decorrendo num período temporal de poucos dias, esta é uma história plena de peripécias, com reviravoltas sucessivas, num enredo onde os personagens servem para realçar as características clássicas de Tex: a invencibilidade, a intolerância contra os agressores e a capacidade de distinguir o certo do errado num só olhar. Enquanto decorre a acção, ao longe forma-se a tempestade do século que, com estrondo, se irá abater sobre a cidade!

Sobre o autor presente
Massimo Rotundo (Roma, 1955) é um dos fundadores e docentes da Scuola Romana dei Fumetti e trabalha também para o cinema e teatro. Na banda desenhada conta com uma vasta e larga experiência, fruto de uma carreira eclética iniciada em 1978. Participou em revistas como “L’Eternauta”, “Comic Art”, “Orient Express”, “Heavy Metal” ou “L’Écho des Savanes” e publicou em editoras como Delcourt, Glénat ou Albin Michel. Na Sergio Bonelli Editore desenha para as séries “Brendon”, “Volto Nascosto” e “Shanghai Devil”. Foi distinguido com o prémio “Yellow Kid” (1990) como “melhor desenhador italiano” e com o “Gran Guinigi”, em Lucca. Cultiva uma paixão pela criação pictórica, assinando sob o nome de Max Grecoriaz. Artista de grande exuberância criativa, vai alternando a sua actividade pelos vários campos da arte, uma exigência pessoal que não lhe permite especializar-se em determinado sector. Necessitado de estímulos constantes, a possibilidade de desenhar para “Tex” vai permitir-lhe enfrentar um género por ele pouco frequentado: o “western”.

Ficha técnica:
TEX - Tempestade sobre Galveston
Colecção TEX Romance Gráfico - n.º 2
Pasquale Ruju (argumento) e Massimo Rotundo (desenho)

Brochado com badanas, p/b, 228 págs.
ISBN 978-989-8513-55-7
PVP: € 16,99
Editora Polvo


Sem comentários: