09 março, 2011

Lançamento Incontornáveis de BD: O Gato do Rabino (volume triplo)

InBD2_ Gato Rabino
O segundo volume da colecção Os Incontornáveis de Banda Desenhada reúne três histórias da inédita série O Gato do Rabino, escrita e desenhada por Joann Sfar. Esta edição reúne os primeiros três volumes.
 
O Bar-Mitzvá Argel, bairro judeu, começo do século XX. O gato do rabino conta a história de um felino com o dom da palavra, uma situação absolutamente excepcional que ocorre depois de ele ter devorado o papagaio da casa. O rabino proíbe-o de ver a sua filha Zlabya (que é também dona do animal), com o argumento de que ele só diz mentiras ou meias-verdades…
 
O Malka dos Leões Uma bela manha, o rabino recebe duas cartas. Uma comunica-lhe a chegada iminente do seu primo, que vem de Paris, e a outra propõe-lhe que seja aprovado pelo consistório dos judeus em França. Para este efeito, tem de ser submetido a um exame e só pode ser nomeado “rabino oficial” se passar na prova. O gato do rabino decide ajudar o seu dono a ultrapassar este difícil momento.
 
O Êxodo O gato não conseguiu impedir o pior, ou seja, o casamento da sua dona com Jules. Como a família deste vive em Paris, Zlabya e o marido decidem passar a lua-de-mel na capital. O gato e o rabino também vão, mas este último não para de criticar a tristeza da capital, é o começo de todos os problemas, agravados pelo facto de o gato ter perdido o dom de falar…

Sem comentários: