20 setembro, 2014

Os 50 anos de Mafalda

Esta menina faz este mês 50 anos de irreverência. Mafalda, de seu nome, é na verdade uma eterna menina de seis anos, genial criação do autor argentino Joaquín Salvador Lavado Tejóna, mundialmente conhecido como Quino. Surgiu pela primeira vez em 29 de Setembro de 1964 em tiras no jornal Primera Plana. Mafalda logo alcançou uma grande popularidade, não sei se pelo facto de odiar sopa ou se pela suas conclusões lógicas desconcertantes.

Em Portugal a efeméride não será esquecida. Já publicada por várias vezes, e por várias editoras, prepara-se agora um novo lançamento, para breve, de uma edição comemorativa dos 50 anos da Mafalda pela editora VERBO.

A FNAC a Norte também assinala a data, com duas apresentações feitas por Pedro Cleto, autor do blogue As Leituras do Pedro que promete recordar ou descobrir a mais conhecida contestatária da BD, as suas bandeiras e os seus ódios de estimação, os seus amigos e o seu autor. Estão previstas duas sessões, com a primeira a ter lugar já amanha, dia 21, na FNAC do Norte Shopping, às 17 horas. A segunda será na FNAC do Gaia Shopping, dia 26 de Setembro, às 22 horas.

Sem comentários: