07 janeiro, 2016

Ano Novo e novidades na COMIX

De regresso a estas lides começo por desejar um Bom Ano a todos os que por aqui passam e fazendo votos que 2016 seja no mínimo tão bom como 2015 foi em termos de edição de banda desenhada em Portugal. Conto lá para o próximo fim-de-semana publicar aqui a minha lista daquelas que considero terem sido as melhores publicações do ano.

Por agora o tempo é de Disney. Saiu ontem (Quarta) para as bancas a COMIX #162. Na qualidade da primeira do ano traz-nos uma capa alusiva com os votos de Bom 2016. Mas na verdade o ano não começa da melhor maneira para a COMIX. A editora Goody acaba de anunciar que a periodicidade da revista vai passar a quinzenal (a partir da edição 165). Depois da quebra nas tiragens passamos agora de 4 para 2 revistas por mês. Não é um bom sinal.

E causas? Penso que não será pela distribuição, que é óptima; não será pelo preço, que é simpático;  não será pelas histórias, até porque vão-se publicando bons autores e boas personagens. Resta-nos talvez um excesso de oferta de títulos por parte da Goody. Por ano são cerca de 80 revistas Disney e a Portugal falta dimensão, leia-se leitores. Eu acrescentaria que falta saber vender a COMIX. Olho para as capas. Na sua grande maioria, não despertam qualquer atenção. O recurso a personagens retratadas em situações em qualquer graça é tudo menos apelativo. Falta na sua maioria das vezes uma ligação com o conteúdo da revista. A #162 desta semana é mais um bom exemplo. Numa revista que publica a última história da popular série Pateta Repórter, o destaque da capa vai para um Donald a segurar um postal congelado. Isto não desperta qualquer interesse.

Para relançar a revista eu sugeria, para além da alteração da politica de capas, sugeria a oferta de brindes (por exemplo de pequenas figuras) a acompanhar. Cativa todos. De miúdos a coleccionadores. Fica a sugestão.


Regressando à COMIX #162 e temos o nosso Pateta Repórter (um favorito) para uma última aventura imperdível! Desta vez, porque a ocasião assim o pede, vai ser uma verdadeira aventura de gala, onde o palco vai ser todo para o nosso destemido e trapalhão jornalista: Pateta Repórter – Il rustico cavallerizzo é drama que vai acabar em gargalhadas! Reserva já o teu lugar para a primeira fila!!! E como para todos os finais, há começos, nós temos para vós um… Recomeço! É verdade, regressamos a Ratópolis 20802, para vermos como é que o Mickey se safa na mesma profissão… A de jornalista! Neste caso, parece levar o posto mais a sério. Terá sucesso? Bem, essa resposta encontrá-la-ás em Ratópolis 20802: Episódio 1 – Demasiadas perguntas!

2 comentários:

Optimus Primal disse...

Sera que os leitores estão cansados de tanta italianada ainda q 2 semanas vi nas bancas um pacote de bigs a metade do preço,dai ao cancelamento não me espanta.

Nuno Neves disse...

Optimus, essas promoções estão sempre a sair, seja com a Big, com a Hiper ou com as Comix. Mas não é bom sinal. Abraço