31 março, 2016

Colecção Super-Heróis DC (3ª série): 09 - LEX LUTHOR Preconceito e Orgulho


Esta semana, o novo e nono volume da Colecção Super-Heróis DC traz-nos uma bela surpresa, porque em vez d e um Super-Heroi temos um Super-Vilão: Lex Luthor. Uma dupla de criadores, o argumentista Brian Azzarello e o desenhador Lee Bermejo, já conhecida dos nossos leitores pelo livro Joker, editado numa anterior colecção dedicada à DC, teve neste Lex Luthor o seu primeiro trabalho dedicado a um vilão. Uma história que nos permite ver o Super-Homem através dos olhos de uma pessoa de fora, enquanto vai construindo o seu plano de destruição do herói. Mas neste caso temos acesso à versão autêntica do inimigo do Super-Homem: vemos a personagem por completo, observamos o seu processo de pensamento, as raízes da sua obsessão, o que nos permite uma leitura muito mais profunda e envolvente. É aqui que mais se expõe a sua condição - bem humana - de alguém ambicioso e sonhador, movido por sentimentos, narcisismo e orgulho, sim, mas também desejo, ambição e mesmo vontade de ajudar os seus concidadãos no combate à realidade que a sua forma de sentir, ver e pensar de alguma forma distorce.

CSHDC 9 - Lex Luthor: Preconceito e Orgulho
Um simples humano é o maior inimigo do mais poderoso de todos os super-heróis. O orgulho permitiu-lhe atingir a grandeza, mas o preconceito faz com que a deite constantemente a perder. Porque odeia Lex Luthor o Homem de Aço, e o que faz dele simultaneamente um pináculo do potencial humano e o mais infame dos vilões? A dupla criativa de Brian Azzarello e Lee Bermejo prova, uma vez mais, que poucos autores compreendem os vilões DC como eles, e que menos ainda são capazes de os retratar de forma tão tragicamente humana.

Este volume reúne histórias originalmente incluídas em Lex Luthor Man of Steel (Vol. 1) #1-5 e Superman: Lex 2000.

O Super-Homem é geralmente conhecido como defensor da verdade e da justiça, e símbolo de esperança. Mas neste volume vemos o herói de uma forma completamente diferente: como uma ameaça para toda a humanidade, que tanto confia nele. Porque aqui, os leitores têm a oportunidade de entrar na mente complexa de um dos maiores inimigos de longa data do Super-Homem, Lex Luthor, e compreender as razões que o levam a nutrir tanto ódio contra o Homem de Aço.

A oposição de Lex Luthor ao Super-Homem assenta numa dupla vertente: a inveja pela perda de popularidade que a aparição deste provocou, e a desconfiança em relação a quem é desconhecido, a quem é estrangeiro, a quem é diferente... bem dos nossos dias. Porque, ao contrário da maioria dos cidadãos de Metrópolis, ele vê o alter-ego de Clark Kent, não como a solução para todos os problemas e perigos, mas sim como um extraterrestre que constitui uma ameaça futura, indefinível, latente, a qualquer momento passível de passar de protector a opressor.

Lex Luthor: Preconceito e Orgulho
Brian Azzarello (Argumento) e Lee Bermejo (desenho)
152 páginas a cores, formato comic, capa dura, com desenho na lombada.



Sem comentários: