16 setembro, 2017

Colecção Novela Gráfica III: Vol. 12 - Os Trilhos do Acaso - Parte UM


Esta semana o novo volume da Colecção Novela Gráfica traz de volta o nosso já conhecido autor espanhol Paco Roca. Responsável por obras como o magnifico Rugas (ed. Bertrand, 2013), O Inverno do Desenhador (ed. Levoir, 2016) e A Casa (ed. Levoir, 2016) regressa de novo à edição portuguesa como este OS TRILHOS DO ACASO, considerada recentemente uma das 25 jóias da BD pelo suplemento cultural BABELIA do jornal espanhol EL PAIS.

Por decisão da editora, a história foi dividida em dois volumes. Na próxima Sexta, a 22 de Setembro, será publicada a segunda parte.

Paco Roca traz-nos a emocionante história de um grupo de soldados, na sua maioria espanhóis republicanos exilados em França, que se alistaram na Legião Estrangeira do Exército Francês e que partiram para o Norte de África onde França mantinha ainda algumas colónias, e onde foram incorporados na 2ª Divisão Blindada do general Philippe Leclerc. Por se tratar na sua maioria de soldados espanhóis rapidamente foi apelidada de La Nueve.

OS TRILHOS DO ACASO - PARTE UM
Através das recordações de Miguel Ruiz, republicano espanhol exilado em França, Paco Roca reconstrói a história de La Nueve, a companhia sob comando do Capitão Dronne integrada na segunda divisão do General Leclerc, e formada maioritariamente por espanhóis republicanos, exilados em Marrocos, após a vitória de Franco. A história destes soldados começa com a derrota republicana e o começo do exílio, quando centenas de milhares de espanhóis, muitos deles combatentes republicanos, fogem através dos Pirenéus ou de barco a partir do porto de Alicante.

Ficha técnica:
OS TRILHOS DO ACASO - PARTE UM
Colecção Novela Gráfica (3ª série) - Volume 12
De Paco Roca
Capa dura, formato de 170x240 mm, 160 páginas, cores.
PVP: € 9,99
Editora LEVOIR, Setembro de 2017




2 comentários:

Joao AA Marques disse...

Por acaso não seio que se passa com a distribuição de há duas novelas para cá e mais especificamente esta, ainda não chegou ao meu vendedor habitual!

Nuno Neves disse...

Viva João! Ainda não tive oportunidade de passar na papelaria onde tenho as minhas reservas, pelo que não sei se tem existido problemas com a distribuição. Mas quer-me parecer que esta colecção não foi das afectadas com a falência da Distrinews. Amanha vou ver obtenho informações.