08 agosto, 2018

Colecção BD Novela Gráfica IV: Vol.10 - O Jogador de Xadrez

O 10º volume da Colecção Novela Gráfica, que saiu hoje para as bancas, traz-nos mais uma interessante e diferente proposta de leitura, desta vez na forma de adaptação de uma obra literária.

O Jogador de Xadrez escrito, em Fevereiro de 1942, foi o último livro escrito pelo austríaco Stefan Zweig, antes do seu suicídio no Brasil, país onde se tinha refugiado para fugir à guerra que assolava a Europa. David Sala adaptou e desenhou, conseguindo transformar uma construir narrativa gráfica, sobre a  barbárie nazi,  numa verdadeira exposição de pintura de Klimt ou Schiele. Tudo se passa nos tranquilos salões de um paquete em viagem para a Argentina.

O JOGADOR DE XADREZ
A história contada por um narrador sem nome, relata uma viagem em 1941 passada num navio que liga Nova Iorque a Buenos Aires, dois homens confrontam-se em frente de um tabuleiro de xadrez. O primeiro, Mirko Czentovic, é o actual campeão mundial. De origem jugoslava, sem instrução, mas dotado de grande genialidade quando se trata de jogar xadrez. O segundo, um certo Mr. B., é um aristocrata austríaco que prefere manter o anonimato. Este ilustre desconhecido diz não jogar há vinte cinco anos. No seu passado há um segredo incómodo, cuja história ele conta a um viajante intrigado.

Ficha técnica:
O JOGADOR DE XADREZ
Colecção Novela Gráfica (4ª série) - Volume 10
Argumento e desenho de David Sala (a partir do romance de Stefan Zweig)
Capa dura, formato 220mm x 300mm, cores, 136 páginas.
PVP: € 10,90
Editora LEVOIR, Agosto de 2018




Sem comentários: