29 janeiro, 2019

Finalmente, renovou-se o festival da Amadora!


A notícia começou a circular ontem no final do dia: Nelson Dona demitiu-se da direcção do AmadoraBD. Alegou razões pessoais e necessidade de renovação do festival. No rescaldo da última edição escrevi que o evento parecia estar ligado à máquina sem apresentar sinais de melhoria. Assim sendo parece-me que esta decisão peca apenas por tardia.

Nos últimos anos o AmadoraBD perdeu o brilho que outrora teve. Os caminhos que o festival optou por enveredar, ao definir uma matriz próxima de um Salão Lisboa, fugindo literalmente ao modelo de festival comercial, com o convite a autores que eram perfeitos desconhecidos em Portugal, na escolha de temas centrais de interesse dúbio, uma má organização com os constantes atrasos na divulgação dos programas, uns PNBD inúteis em termos de promoção e divulgação das obras, as queixas dos editores, tudo contribuiu para a imagem negativa que o festival projectava. Não faltaram os avisos e alertas. Bastava uma passagem por blogues e redes sociais que davam conta do sentimento geral negativo acerca do festival. Mas o rei insistia em passear nu.

Em 20 anos de festival, obviamente que nem tudo foi mau. O festival apresenta um invejável “livro de visitas”. Dos mais importantes autores da banda desenhada mundial passaram pelo AmadoraBD. Tive o privilégio de poder observar originais verdadeiramente excepcionais. Sou do tempo em que só as exposições justificavam uma visita. Mas tudo isto já tinha acabado algumas edições atrás. Tudo o que a direcção do Nelson Dona tinha para oferecer tinha-se esgotado. Acredito que todo o modelo de organização que lutava com uma falta de autonomia, ao contrário do que acontece com o festival de Beja por exemplo, também não ajudou. Ficam agora os votos de felicidades para o Nelson Dona para a sua nova etapa de vida.

E no ano em que comemora o seu 30º aniversário, a melhor prenda talvez tenha sido esta renovação. Agora sob nova direcção, a Lígia Macedo, o AmadoraBD segue em frente e esperemos que por novos caminhos. Sopram ventos favoráveis para a Banda Desenhada em Portugal. Há que aproveita-los. E que a nova directora seja bem sucedida em recuperar o brilho do festival. Em Outubro logo veremos!

Sem comentários: