05 janeiro, 2019

Uma Antevisão de 2019

Chegados a 2019. Espera-se (mais) um excelente ano de boas edições em Portugal. A julgar pelas várias noticiais que já circulam, aconselho a começarem já a arranjar “espaço” nas vossas bedetecas. Peguem nas vossas carteiras e preparem-se para a viagem.

Começo pela aquela que é provavelmente a editora preferida dos bloggers portugueses. E não faltam razões para isso, a começar pela excelente comunicação. Já adivinharam a editora? Pois é, a G.FLOY acabou de revelar o seu plano para dominar o mercado... brincadeira, é apenas o plano editorial para o 1º semestre de 2019. São “só” 23 novidades previstas e não inclui aqui ainda os três lançamentos de autores portugueses em co-edição com a ComicHeart. Se considerarmos que em 2018 lançou um total de 32 edições, percebemos que este é um ano ambicioso para a editora.

A primeira novidade da G.FLOY, que também é a primeira novidade de 2019, já se encontra em distribuição pela bancas: «Ms Marvel – Vol. 2: Geração Perdida».

Ainda para este mês temos:
- Jessica Jones vol. 1: Sem Limites (Janeiro)
- Southern Bastards vol. 4: Tê-los no Sítio (Janeiro)
- Indeh: Uma História das Guerras Apache (Janeiro ou Fevereiro)

Depois nos meses seguintes:
- Harrow County vol. 5: Abandonado (Fevereiro)
- Tony Chu vol. 10: Cabidela de Galo (Fevereiro)
- Kick-Ass vol. 1 (Millarworld) (Fevereiro, talvez)
- Tony Chu vol. 11: As Últimas Ceias
- Outcast vol. 5 (volume duplo)
- My Heroes Have Always Been Junkies
- Criminal vol. 1 (volume duplo)
- The Wicked + The Divine vol. 3: Suicídio Comercial
- Reborn (Millarworld)
- Uncanny X-Force vol. 4: Execução Final
- Descender vol. 3: Singularidades
- Imortal Punho de Ferro vol. 4: O Punho de Ferro Mortal
- Gideon Falls vol. 1: O Celeiro Negro
- Saga vol. 9
- Deadpool: Morte aos Clássicos!
- Black Magick vol. 1: Despertar
- Wolverine Arma X vol. 2: Demente na Mente
- Astonishing X-Men Livro Dois
- Jessica Jones vol. 2: Os Segredos de Maria Hill

Pessoalmente aguardo com alguma impaciência poder ler «Indeh» (o western sempre o western...), «Kick-Ass» (o meu guilty-pleasure), o sempre bom «Southern Bastards», e depois mais os «Chew's», os «Saga's»... e mais uns tantos para descobrir.


A ASA é outra editora que também vai já abrir o seu ano. À boleia da estreia cinematográfica do novo filme de animação do irredutível gaulês, intitulado «Asterix e o Segredo da Poção Mágica», teremos este mês a respectiva adaptação para banda desenhada. E a 24 de Outubro o novo e 38º álbum da colecção original. Mais desta editora para 2019 é a nova colecção resultante da parceria com o jornal Público. Trata-se da Colecção Spirou por Franquin. Toda a «fase Franquin», entre histórias inéditas, já publicadas ou esgotadas, numa colecção de 11 álbuns. Antes que surjam todas as perguntas, sobre este assunto é tudo o que posso adiantar por agora. Entretanto consta também por aí que o Luís Louro já está a trabalhar no segundo (ou será o quarto?) volume de «Watchers». Se tudo correr bem é para descobrir em 2019.


Também para Janeiro a DEVIR já anunciou as suas "continuações". A partir do dia 20 podemos encontrar nos escaparates das livrarias o 14º volume de «Assassination Classroom» e o 2º volume de «My Hero Academy». Sobre as dúvidas «Lazarus» e «Paper Girls» disse-me um passarinho que vai haver boas novidades este ano. Chega meia-palavra? Adicionalmente, relembrava aqui que a editora no ano passado tinha anunciado como novidade «O Gourmet Solitário», de Jiro Tanigushi, na colecção Tsuru. Uma vez que não chegou a acontecer em 2018 espera-se portanto para 2019. E depois ainda há mais «One-Punch Man», «Tokyo Ghoul», «Blue Exorcist»...


Também agora em Janeiro, a ARTE DE AUTOR dá um ar da sua graça trazendo a segunda e conclusiva parte da história biográfica do pintor italiano «Caravaggio» pelo mestre Milo Manara. Em Janeiro, a editora francesa Lombard lança o terceiro volume de «Duke». Por cá também o esperamos. Ainda durante o 1º semestre, teremos «As Célticas» o quarto volume da colecção p/b de Corto Maltese, e mais o volume 3 de «Drunna» do mestre Serpieri. Mais novidades desta editora são os dois álbuns da série Agatha Christie. O primeiro volume teve o seu lançamento no último AmadoraBD. O segundo volume, «Miss Marple - Um Cadáver na Biblioteca» terá o seu lançamento em Maio a tempo do Festival de Beja e o terceiro volume desta colecção, «Os Beresford - Mister Brown» está previsto para o festival Amadora BD em Outubro.


Outra editora que também promete "abanar as águas" em 2019 é a ALA DOS LIVROS muito por culpa do seu anúncio da publicação integral de «Comanche» da dupla Greg/Hermann, em versão a preto e branco. O primeiro volume deve ser lançado ainda durante o 1º semestre.


E continuando em "modo western" temos a POLVO que acaba de lançar os dois primeiros volumes da nova colecção «Universo Tex» que centra as aventuras nas personagens do universo do famoso ranger. Estes dois volumes terão a sua distribuição comercial em Fevereiro. Depois da surpresa que foi «Colecção Bonelli» no ano passado, espera-se que seja agora o inicio da publicação regular por cá das aventuras da Sergio Bonelli Editore.



Outra novidade bastante aguardada para 2019 é «O Outro Lado de Z». Com o selo da KINGPIN, conta com o talento de Nuno Duarte (o mesmo de «A Fórmula da Felicidade» ou «O Baile») na escrita e com a arte da Joana Mosi (a mesma de «Altemente» e «Nem Todos os Cactos tem Picos») no desenho. Falava-se do seu lançamento para Dezembro mas vai acontecer agora em 2019. Outro livro da editora também previsto será «Mindex» de Fernando Dórdio (o mesmo de «Elixir da Eterna Juventude») e Pedro Cruz(?).

Relativamente a outras editoras, é espectável que a GRADIVA lance «Darwin - A bordo do Beagle» dando assim seguimento à «Colecção Descobridores», que nos trouxe o interessante «Magalhães» no ano passado.

Uma grande incógnita é a LEVOIR relativamente à sua parceria com o jornal Público. Ainda não houve noticias depois dos últimos volumes da «Colecção Vertigo». Esperamos é pela edição do terceiro ciclo de «Y The Last Man», com a publicação dos quatro últimos volumes desta colecção.

E sobre lançamentos é tudo o que se me oferece dizer por agora. Ainda haverá muitas novidades no "segredo dos deuses" e muitas surpresas a serem negociadas. O que é certo é que em 2019 não chegaremos nem perto do números de 2018, mas estimo um número de lançamentos a rondar entre as 150 e 200 novidades.

Boas leituras!


Relativamente aos nossos festivais de Banda Desenhada, já temos datas.

Assim a época bedéfila inicia-se na cidade dos estudantes com o COIMBRA BD de 7 a 10 de Março. Já há cartaz (ver imagem ao lado) e tem anunciado o primeiro autor convidado: Étienne Schréder (o mesmo de «O Segredo de Coimbra»).

O XV Festival Internacional de Beja vai acontecer entre 31 de Maio e 16 de Junho. O seu director, o Paulo Monteiro, irá fazer a apresentação da edição deste ano durante o 416º encontro da «Tertúlia BD de Lisboa» que se irá realizar no próximo dia 8.

A edição da Comic Con Portugal 2019, que agora se realiza no Passeio Marítimo de Algés, está marcada para 12 a 15 de Setembro. Por agora ainda pouco mais se sabe.

O Festival Amadora BD que este ano se prepara para comemorar a sua 30ª edição, a realizar-se será previsionalmente entre 26 de Outubro e 10 de Novembro.

A seu tempo irei aqui dando conta das novidades sobre estes eventos.


7 comentários:

Anónimo disse...

Coitada da Levoir. Vamos ter mais um Nuno Catarino a perguntar-se para onde foram os “amigos” não tarda muito. Só o dinheiro que perderam ao não aproveitar o fenómeno Aquaman já devia ser suficiente para despedir os responsáveis. As histórias do filme venderam que nem pão quente na Amazon espanhola. Espero que acordem e aproveitem o que vem aí de Shazam, que é bem fácil de capitalizar. Isto se ainda existir Levoir.

Url disse...

Espero sinceramente mais da levoir
Gostaria imenso que publicassem o resto do y e continuassem 100 balas e preacher e talvez para agosto com o sair da serie publicassem monstro do pantano do alan moore ou patrulha do destino.
Quanto à Dc penso que era justo alguns volumes shazam principalmente vol dos novos 52 um excelente material. Quanto aquaman podiam acabar fase do johns e tentar trazer fase rebirth do dan abnett.
Quanto ao resto sinceramente esperava algo do superman visto que o ano passado foi terrivel nem celebraram os 80 anos do personagem e claro provavel ter mais meia de titulos batman

Optimus Primal disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Optimus Primal disse...

O plano da G-floy só peca com essa de segredos nenhuma editora la fora (Marvel/dc/Image/Idw/Dark Horse) faz isso revelam o plano logo para o ano todo,ate pode falhar algo mas nao fazem segredo(S).
Levoir passou 1 ano sem editar nada do Universo Dc Rebirth,Velhos 52,o Batman do Marini é alternativo ou Black Label.Nao conta.
Devir tem a relaçao complicada com comics,mas mangas com Jbc via ser a todo vapor porque la se foi o Monopólio.
Asa continua igual a si mesma.Polvo lança a edição mais cara e com menos paginas do ano ver aqui:

http://notasbedefilas.blogspot.com/2018/12/lancamento-polvo-maria-pilar-terror-na.html

diogosr1 disse...

Nenhuma editora em Portugal comunica e este vem-me escrever que a GFloy peca por anunciar 23 obras e alguns segredos. Enfim.
Curiosidade para ver o que se passa com a Levoir. Anda por aí um anónimo a debitar merdx mas... onde há fumo há fogo...

Luis disse...

Eu acho que não há outra editora em Portugal a comunicar os seus lançamentos como a G-Floy.
E comunicar o plano para o ano não é muito (nada?) frequente.

Criminal é excelente e se não tivesse inglês a versão deluxe ainda fazia a "troca" :-)

E este ano acho que vou ao Coimbra BD.


Nuno Neves disse...

A G.Floy peca?? Lol.... metade do ano editorial está planeado e anunciado. Não existe outra editora assim. Para quem preferir o livro em português já sabe logo com o que pode contar. Agora da Levoir é mesmo uma grande dúvida como se vão organizar este ano. Penso que certo será o finalizar o Y e teremos certamente mais uma colecção de novelas gráficas. Quanto a material da DC, confesso já não acreditar em colecções mas sim volumes únicos. Mas como não são como a G.FLOY teremos de aguardar por informação.