23 fevereiro, 2019

Lançamento GRADIVA: Tenzing - No Teto do Mundo com Edmund Hillary

De forma surpreendente direi eu, até porque o álbum Darwin ainda é novidade nas livrarias, a GRADIVA acaba de lançar o terceiro álbum da Colecção «Descobridores» desta vez dedicado a TENZING

Do mesmo autor, Christian Clot, de quem a Gradiva já publicou o álbum dedicado a Fernão Magalhães, conta a história da escalada do Evereste do ponto de vista de Tenzing, cujo papel e motivações são muitas vezes esquecidos. Ao contrário da maioria dos participantes na expedição, que apenas "descobrem" o Evereste, Tenzing nasceu perto da montanha. Ela fazia parte do seu mundo desde sempre e habitava os seus sonhos desde jovem. Estava intimamente ligada à sua vida mais do que à de qualquer outra pessoa. O álbum é uma homenagem a um homem que teve a coragem de seguir o caminho dos seus sonhos e também à tenacidade dos que foram capazes de o dotar dos meios para o fazer.

Tenzing - No Teto do Mundo com Edmund Hillary
1953. A mais alta montanha do mundo ainda não foi «vencida», apesar dos trinta anos de esforços britânicos. Estes enviam então uma expedição que tem como objectivo único ser bem-sucedida, não olhando a meios. Há outros países que se começam a interessar pelo Teto do Mundo e a sua conquista passa a ser uma competição política. Mas uma vez nas encostas do Evereste, de que vale a política? Aí, tudo não passa de uma questão humana…

Ficha técnica:
Tenzing - No Teto do Mundo com Edmund Hillary
Colecção Gradiva BD - Descobridores
De Christian Clot e Jean Baptiste Hostache
Capa dura, dimensões 23x31,2 cm, cores, 58 pags.
ISBN 9789896168742
PVP: € 16,50
Editora GRADIVA

4 comentários:

Miguel Monteiro disse...

Também me surpreende o lançamento, já, do 3º vol. desta agradável surpresa, que é esta colecção da Gradiva,... ainda bem e que venham mais, pois eu estou a gostar imenso desta colecção.

Nuno disse...

Subscrevo Miguel. Tem sido uma agradável surpresa esta colecção e o seu ritmo de lançamento (não estávamos habituados) mas que venha até porque a colecção original vai em 18 volumes, e eu não me importo nada com um álbum por mês :)

Miguel Monteiro disse...

Pois já vai em 18 vol.s, porque já andei a pesquisar e já vi toda a colecção que saiu até agora,... agora resta saber se por aqui também vão trazer todos os mesmos vol.s. Há personagens históricos bem interessantes. Pelo que vi não me importava nada que os trouxessem todos. Que venham e se for um por mês, que assim seja, era ´joia´.

José Santos disse...

Gostei bastante. Aqui fica a minha opinião no meu canal de Booktube.
https://youtu.be/Kkij9enQdXY