30 junho, 2019

Lançamento ASA: Tintin e a Lua

A Humanidade celebrou este ano o 50º aniversário da chegada do Homem à Lua. Para a história ficaram as imagens da Apollo 11 e dos astronautas Neil Armstrong e Buzz Aldrin em pleno solo lunar. E se muitas vezes a realidade copia a ficção, esta foi uma das vezes. O génio de Hergé já tinha imaginado este cenário quinze anos quando fez publicar as aventuras de Tintin na Lua. E no ano em que se comemora o 90º aniversário deste nosso herói, as suas duas aventuras lunares, «Rumo à Lua» e «Explorando a Lua» surgem agora reunidas num álbum duplo da ASA, que chegou esta semana às bancas. Trata-se obviamente de uma reedição, uma vez que a totalidade das aventuras de Tintin encontram-se já publicadas em português.

Esta é uma edição interessante até porque se apresenta no formato franco-belga a que estamos habituados, longe daquele infeliz formato 16x22 que surgiu nas livraria portuguesas em 2010/2011, mas por outro lado este «novo» álbum peca por limitar-se apenas a reunir as duas histórias, não apresentando qualquer extra que valorizasse a sua edição. Perdeu-se aqui uma boa oportunidade. 

TINTIN E A LUA
Os dois episódios da aventura lunar imaginados por Hergé (Rumo à Lua e Explorando a Lua) foram publicados em 1953 e 1954, ou seja, quinze anos antes da missão Apollo 11 (1969) e antes mesmo do primeiro satélite Sputnik (1957). Ambos se encontram reunidos neste álbum duplo, lançado especialmente por ocasião do 50.º aniversário dos primeiros passos do homem na Lua (20 de julho de 1969).

Ficha do Livro:
Tintin e a Lua
De Hergé
Álbum duplo, capa dura, formato fb, cores 96 pags.
ISBN: 978-989-23-4504-8
PVP: 19,90€
Edição ASA

3 comentários:

Optimus Primal disse...

Secante e datado e aonde o preço conjunto é a soma dos individuais,ou seja ilusório.

Anónimo disse...

As bds,são antigas e também muito imaginativas, aborrecido nem pensar. Aos anos que compro bds, e ideias tão boas e apelativas como estas nunca mais se vê. O único ponto negativo é o preço, e o facto de não terem feito no início do livro, uma mini retrospectiva ou uma biografia com o Hergé, e os personagens. Tenho todos os livros do Tintim e outras ed. especiais diferentes, e mesmo assim comprei esta edição, e estou satisfeito. Também seria interessante saber se nas edições francesas poderiam editar os desenhos antigos, porque o Hergé com o passar dos anos fez muitas actualizações. Comprem o Tintim é uma bd, deliciosa.

Nuno Neves disse...

Eu também acho esta edição interessante porque reúne as duas aventuras num único tomo e num formato de edição franco-belga. Peca pela falta de uns extras sobre a aventura lunar, que seriam bastantes enriquecedores atendendo ao contexto. O preço concordo que não é convidativo.