04 julho, 2019

Colecção BD Novela Gráfica V - Vol. 1: O Tesouro do Cisne Negro

Hoje temos o primeiro volume, O Tesouro do Cisne Negro, de Paco Roca e Guillhermo Corral, nas bancas para abrir a nova série da Colecção Novela Gráfica da Levoir. Os autores fazem aqui uma homenagem às aventuras clássicas, e resgatam a nossa história mais recente do esquecimento.

Contam a história de La Merced, um barco espanhol naufragado no século XIX, encontrado por “piratas” americanos no século XXI, e recuperado pelo estado espanhol depois duma longa batalha judicial.

Esta apaixonante aventura marinha teve o seu início em Maio 2007, quando a principal empresa norte-americana de caça de tesouros e barcos naufragados, captou a atenção da opinião pública ao anunciar a descoberta no fundo do mar do espólio de um barco que fazia a rota entre Espanha e as colónias na América Latina. O tesouro era composto por 500 mil moedas em ouro e prata, lingotes de cobre e estanho, caixas de ouro... um total de 17 toneladas.

Segundo a limitada informação difundida pela empresa a descoberta corresponde a uma misteriosa embarcação, o Cisne Negro. No entanto há indícios que apontam para outro navio, o espanhol Nuestra Señora de las Mercedes, no livro apresentado como La Merced, que foi afundado pelas tropas inglesas quando viajava de Montevideu para Cádis, a 5 de Outubro de 1804 na Batalha do Cabo de Santa Maria. A partir desta revelação, inicia-se uma fascinante batalha jurídica e política entre os tribunais dos EUA e de Espanha. Quem era o proprietário do tesouro? Espanha reclama-o como propriedade do património espanhol.

Ficha técnica:
O TESOURO DO CISNE NEGRO
Colecção Novela Gráfica (5ª série) - Volume 1
De Paco Roca e Guillermo Corral
Capa dura, formato 170x240mm, cores, 232 páginas.
PVP: € 10,90
Editora LEVOIR




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...