23 novembro, 2019

Mariana, de Paulo Monteiro

De Beja, e do incansável divulgador de BD e premiado autor Paulo Monteiro, chega-nos «Mariana», numa edição da Panóplia d'encantos com o apoio da CM Beja.

É o resultado final de um muito interessante projecto que visa transmitir e dar a conhecer aos mais novos (e porque não também aos mais velhos), através da Banda Desenhada, a história e a obra de Mariana Alcoforado, freira nascida e vivida em Beja, a quem é atribuída a autoria de cinco cartas de amor, as chamadas Cartas Portuguesas (“Lettres Portugaises”, titulo com que foram publicadas 1669, em França), dirigidas ao oficial francês Noel Bouton de Chamilly, que lutou por Portugal durante a Guerra da Restauração.

Numa linguagem extremamente acessível e através de um registo gráfico de traços simples, Paulo Monteiro conta-nos a história de Mariana, fazendo despertar a curiosidade sobre as suas cartas.

Esta pequena edição, cerca de 22 páginas, está inserida nas Comemorações oficiais dos 350 da primeira edição das Cartas Portuguesas, e é de distribuição gratuita pelas escolas do concelho de Beja, aos alunos do 1º e 2 ciclos.

Para quem quiser ler as famosas Cartas Portuguesas pode baixar o pdf aqui

Ficha técnica:
Mariana
De Paulo Monteiro
Capa mole, p/b, 22 páginas
Distribuição Gratuita
Editora Panóplia d'encantos




Sem comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...