26 março, 2020

Em busca do Graal

É sabido que todo o colecionador que se preze tem uma lista de “os mais procurados”. Faz parte do processo andar sempre à procura. Eu como colecionador, de banda desenhada, também tenho os meus “graal’s”. São edições que por motivos vários gostaria de ter na minha bedeteca e que por razões várias ou nunca se cruzaram comigo ou quando se cruzaram escaparam-se. É sobre isto que falar. É verdade que não sou daqueles colecionadores mais activos que bate alfarrabistas, feiras ou leilões, mas não deixo de estar atento. As redes sociais vieram facilitar parte do trabalho, porque trouxeram as “feiras virtuais” até aos coleccionadores. Mas vamos por partes.

«A Casta dos Metabarões» é uma extraordinária saga de ficção-cientifica criada por Alexandro Jodorowsky acompanhada pelo desenho fantástico e irrepreensível de Juan Gimenez. Desenvolvida a partir da personagem Metabarão da série «Incal», conta-nos a história, por geração, de uma dinastia de super-guerreiros, tragicamente marcada por um código de honra muito rígido. Na sua colecção original encontramos um total de 8 álbuns, mas em Portugal a série ficou-se pela publicação dos cinco primeiros, todos com a chancela da Meribérica. Em 2008, a VitaminaBD reeditou, em formato americano, os três primeiros álbuns, num único volume, o primeiro de três previstos, mas ficou-se por aí.

Dos cinco álbuns por cá editados, era justamente o 5º álbum, «Cabeça de aço, o Avô», aquele que me faltava e que procurava há mais de 10 anos. Encontrava-se no topo da minha lista. Acreditem que durante todo este tempo, a única vez que me cruzei com um data dos tempos dos leilões do miau.pt, mas as licitações atingiram um patamar absurdo de valor a rondar os € 100. Nunca percebi a razão da raridade deste álbum em particular, uma vez que os restantes da colecção portuguesa encontram-se com mais ou menos facilidade.

Seja como for na semana passada a minha demanda terminou. Encontrei o Graal. Quase por acaso passei em revista toda a oferta de banda desenhada numa das várias páginas de venda de bd's que sigo no facebook, estas feiras virtuais, e lá estava à minha espera o «Cabeça de Aço». Contacto rápido com o vendedor e o negócio fez-se por um valor que custa uma novidade nas livrarias. O tempo é agora é de releituras e de saborear esta nova leitura.

Uma nota final para dizer que esta saga tem tudo para merecer uma colecção integral em português. Digo isto todos os anos e renovei o pedido nos desejos para 2020. Há por aí algum editor?


6 comentários:

Ricardo Amaro disse...

A ala dos livros a reeditar o mercenario... Antes comanche... Era lindo de ver a casta!

Anónimo disse...

Por terrível ironia do destino, o Gimenez foi internado com covd19, soube-se hoje. Um dos maiores autores argentinos, mesmo do mundo.

Miguel Monteiro disse...

Já tenho o integral em inglês.

Nuno Neves disse...

Há-de sair. Com várias editoras com franco-belga no catalogo é quase certo. Só se andaram muito distraídas.

E também vi essa noticia do Gimenez :( é pessoa de risco. Vamos esperar que tudo corra pelo melhor

Miguel Monteiro disse...

Sinceramente, eu duvido que lancem um integral como o da Humanoids aqui em Portugal,... talvez possam lançar, mas deve ser em dois, no máximo.

Nuno Neves disse...

Miguel, um integral não acredito porque não temos tradição nesse tipo de edição, mas 9 volumes cabem por exemplo numa colecção Público caso a ASA tenha interesse; ou em quatro, cinco volumes duplos para a ARTE DE AUTOR ou ALA DOS LIVROS. Acredito que sim :)