31 maio, 2020

Lançamento LEVOIR: Asilo Arkham

De regresso às bancas nacionais está mais uma vez «Asilo Arkham». Na minha bedeteca já marcam presença a edição da DEVIR (de Janeiro de 2005) e a da LEVOIR (da Colecção Batman 75 Anos, de Janeiro de 2015). Penso que já é suficiente. A editora LEVOIR acha que ainda deve haver público que não conhece a obra e sai mais uma (re)edição, agora com o selo DC Black Label. É uma das obras de referência do universo Batman, onde se destaca o magnifico trabalho gráfico de Dave Mckean.

A forma como Grant Morrison escreveu esta história, a narrou e apresentou ao leitor no "estilo" de horror e suspense, passando-lhe a tensão a cada página virada, e como a pintura de Dave McKean, um ilustrador que conseguiu mostrar a loucura do Joker tão graficamente, que só o rosto aterroriza. McKean introduz o leitor no clima de terror e insanidade do conto. Sem sombra de dúvida que é uma obra prima da banda desenhada, e de alto valor pois apresenta um tema que é pouco abordado na sociedade actual e contemporânea: a insanidade.

ASILO ARKHAM
Tudo começa quando Batman é chamado para conter um tumulto no local, liderado por Joker que sequestrou diversos médicos que trabalham na instituição, como a terapeuta Dra. Ruth Adams – que fazia tratamentos pouco ortodoxos lá dentro – e o administrador Dr. Charles Cavendish.
Joker começa por fazer um grande jogo com o Cavaleiro das Trevas, que se vê obrigado a enfrentar vilões como Duas-Caras, Chapeleiro Louco, Crocodilo, Cara de Barro, Espantalho e muitos outros. Por fim, o Detetive descobre que o Dr. Cavendish está por trás de tudo, mas também como ele está influenciado pelo diário deixado pelo fundador da instituição, Amadeus Arkham. Assim, ficamos a conhecer os traumas da vida de Amadeus que, de alguma forma na visão do médico, estão ligados ao Batman.
Os revoltosos têm apenas uma condição para libertar o pessoal médico: uma troca, todos os reféns, pelo Batman, a única maneira de libertar as vítimas do motim e garantir que ninguém morra é o Batman juntar-se aos seus inimigos mais loucos dentro do Asilo.


Ficha técnica:
ASILO ARKHAM
De Grant Morrison e Dave McKean
Colecção DC BLACK LABEL
Capa dura, formato 170x257 mm, cores, 160 pags.
Preço: € 22,90
Editora LEVOIR




1 comentário:

Optimus Primal disse...

Mais do mesmo e variar de heroi(S),ja parecem a Devir em 2000.