26 junho, 2020

Comic Con 2020 CANCELADA!

Num ano completamente atípico em todos os sentidos em que palavras como «confinamento» e «distanciamento social» passaram a fazer parte permanecente do nosso vocabulário e da nossa vida, todos os eventos que movimentam multidões ficaram numa «lista negra». Assim depois do cancelamento do Festival de Beja, aguardava-se a todo o momento a confirmação daquilo que muitos já tinham antecipado, que não iria haver condições para a edição deste ano da Comic Con Portugal realizar-se. E a confirmação oficial chegou hoje sob a forma de comunicado que reproduzo abaixo. Fica a promessa de um regresso em força em 2021 para a melhor edição de sempre. Sendo assim, até para o ano!


5 comentários:

Antonio disse...

Infelizmente, previsível. Fica apenas a duvida do porque a organização não o ter feito mais cedo. Aguardemos uma próxima edição, se possível, com mais BD....

Nuno Neves disse...

A dificuldade em convidar autores estrangeiros deixava antever que o desfecho seria este. Acredito o comunicado tardio se deve a alguma réstia de esperança que o bicho pudesse estar controlado até Setembro, mas já para perceber que não. O próximo que se segue deve ser o Amadora BD, sem autores estrangeiros mas com os condicionamentos que se exigem a eventos destes penso que a coisa também não será exequível. Oxalá me engane!

Antonio disse...

Francamente, os eventos nacionais relacionados com BD cada vez mais me desmotivam, mesmo em circunstâncias normais. Apareceram novas editoras, novos lançamentos mas os eventos nacionais não souberam crescer, nem acompanhar a evolução dos mercados internacionais e dos gostos. Não quero com isto dizer que o existe é mau mas quem ama profundamente esta arte, dificilmente se reconhece nos mesmos. Desejo profundamente que esta pausa forçada sirva para uma reflexão aturada e com resultados.

Nuno Neves disse...

António já visitou o Festival de Beja? De todos os nacionais é o único onde me identifico. Esse amor de que fala sente-se no ambiente de Beja. Pelos autores, pela dinâmica do Paulo Monteiro e da sue equipa, pelas apresentações, pelo visitantes. Como gostaria que o Amadora BD recuperasse essa essência.

Antonio disse...

Nuno, partilho do seu sentimento e opinião e, sim, já visitei o Festival de Beja à alguns anos - achei-o bem organizado e com um naipe de bons autores, com um único senão -a sua reduzida dimensão. De resto também penso que a mesma equipa deveria estar na Amadora BD e outros. Lembro, com saudade, os bons salões de Bd do Porto e Lisboa, pequenos, sim, mas com boa organização.