Este ano continua a ser uma bela caixinha de surpresas no que à edição de banda desenhada em Portugal diz respeito. O proliferar de editoras nacionais, só para se ter uma ideia, no levantamento que faço das edições nacionais, contabilizo até agora cerca 37 editoras que durante este ano publicaram 1 ou mais obras de banda desenhada, conduz a uma boa concorrência, na busca pelas melhores obras a editar, e por vezes, o que é aqui o caso, a uma salutar parceria.
Jorge Miguel, autor que tive a oportunidade de conhecer em 2010 no Festival de Beja, dono de um traço de linha clara, expressivo e bastante cativante, que após ter publicado por cá dois álbuns, «Camões: De vós não Conhecido nem Sonhado?» (Plátano Editora, 2008) uma dinâmica e muito conseguida biografia de Luís de Camões, e «O Fado Ilustrado» (Plátano Editora, 2011), um retrato de Lisboa na viragem do século XIX, com o fim do regime monárquico em Portugal, centrado na vida dos intervenientes no quadro emblemático do mestre pintor José Malhoa O Fado, passou a trabalhar em exclusivo para o mercado francês.
E como é que se combinam estes dois parágrafos?
É que Jorge Miguel, após quase 10 anos de ausência, vê agora voltar a ser editado no nosso país uma obra sua, como resultado de uma associação entre as editoras A Seita e a Arte de Autor, que uniram esforços para publicar «Shanghai Dream» álbum onde colabora com o argumentista Philippe Thirault, que nos conta a história de um casal de judeus, que por força da Segunda Grande Guerra, vê-se forçado a um exílio em Xangai. A obra, originalmente publicada em França em dois volumes, é aqui reunida numa edição integral.
Data deste lançamento está previsto para inícios de Dezembro.
Sem comentários:
Enviar um comentário