30 janeiro, 2021

Neste espaço vai nascer…

 
 … a minha nova Bedeteca. Após duras negociações caseiras consegui garantir uma parede inteira para acomodar a minha colecção de banda desenhada, pelo menos parte substancial dela. A minha capacidade de arrumação noutros locais da casa já tinha atingido o limite, com colecções divididas, álbuns dispersos, pilhas de livros. Resolvido o problema de espaço, a palavra de ordem agora por aqui nos próximos dias é confinamento organização. Para já a minha ideia inicial é ir arrumar seguido uma ordem muito própria: roma antiga, westerns, guerra, aventura, fantasia, ficção-cientifica, universo star wars, super-heróis, novelas gráficas, mangá, disney, autores portugueses, etc. Veremos se os diferentes formatos o permitem. Em simultâneo decorre o processo de catalogação, porventura o mais trabalhoso dos trabalhos. Vou finalmente saber de quantos livro se faz a minha bedeteca.

12 comentários:

Anónimo disse...

Boa sorte.
Depois diga como conseguiu.

Auros Faber

Anónimo disse...

A minha organização é mais ou menos essa.
Marvel e DC por personagem, franco-belga por tema (e até dá para manter o trabalho da maioria dos autores razoavelmente junto, por exemplo fazendo a secção de western terminar em Bluebery e começando a ficção-científica com Moebius na prateleira ao lado.

António Silvestre disse...

Por curiosidade, onde compraste essa estante?
obg

Miguel Monteiro disse...

Também faço a mesma pergunta,... onde é que compraste essa estante? Essa estante dava-me um jeitão, não te digo nem te conto!

Ricardo Amaro disse...

Eu, inicialmente acreditei que estantes de contraplacado aguentariam com o peso. Em 5 dias partiu a estante. Fui para estantes metalicas. Em espanha encontrei medidas e preços aceitaveis. Depois disponibilize fotos da colecção!

Ricardo Amaro disse...

Parece Billy do Ikea

Silentsoul disse...

Só por curiosidade, a catalogação da coleção vai ter o auxilio de algum software? Se sim, qual o usado.

Obrigado e boa arrumação/organização/catalogação

Nuno Neves disse...

Boas! Respondendo a todos, mandei fazer por medida. Tinha uma parede disponível e queria um móvel capaz de acolher uma colecção de livros sem abaular. Para tal, o móvel vai do chão ao tecto, apresenta uma largura de 40 cm, o tamanho de cada prateleira são 53 cm e cada tábua divisória amovível tem uma altura de 2cm.

Para a catalogação dos álbuns e livros estou a utilizar a aplicação para telemóvel "Handy Library" que recomendo.

Ler aqui: https://notasbedefilas.blogspot.com/2020/12/qual-melhor-aplicacao-para-catalogar-bds.html

Identifica por leitura do código de barras a grande maioria dos livros. Os que não identifica faço o registo manual.

Está a correr bem mas dá algum trabalho jogar com as diferentes dimensões de cada edição.

Nos próximos dias vou colocar aqui umas fotos.

Abraço

Antonio disse...

Boas Nuno, algumas questões adicionais...

1. Como protege a sua coleção dos efeitos da luz solar? Coloca-a numa zona da sua casa com pouca ou nenhuma exposição?

2. Como protege os livros da humidade e pó?

3. Usa saquetas UV para a proteção de revistas e/ou livros?

4. Já considerou ter um móvel fechado ou portas de vidro?

5. Considera a colocação de iluminação nas prateleiras (pequenos focos ou LEDs)?

5. Como acomoda os formatos fora do comum (eu mandei fazer um pequeno móvel para o efeito...)?

6. Sugere algum outro software para catalogação para além do "Handy Library" uma vez que este apenas funciona em Android?.

Obrigado e boas arrumações...

Nuno disse...

Olá António! Em resposta às questões:

1 – Nenhum dos meus livros está exposto directamente à luz solar. Tudo devidamente resguardado. E a propósito lembro-de me uma vez ter visto em Algés uma daquelas tendas de livros da MediaBook, onde justamente os livros de BD, da VitaminaBD, estavam expostos ao sol. Entrei na tenda só para chamar a atenção do responsável que devia proteger os livros uma vez que estavam a ficar descolorados.

2 – Felizmente em minha casa, virada a Sul, não tenho problemas com humidades. Quanto ao pó não consigo evitar.

3 – Uso saquetas para a minha colecção de comicse estão guardados em caixas prórpias. Só descobri recentemente que a Mundo Fantasma (Porto) tem saquetas para revistas. Ainda vou ver isso.

4 – Tenho um outro móvel com portas de vidro. Neste não considerei essa opção. Confesso que gosto de ver as prateleiras assim, "livres".

5 - Neste móvel não tenho necessidade de iluminação com leds, uma vez que está na minha sala e tenho uma excelente iluminação natural (casa virada a Sul).

6 – Os formatos fora do comum são a minha dor de cabeça nesta arrumação. Para os maiores de todos vou adaptar o espaço que tenho no móvel de com portas de vidro que falei anteriormente. Muitos dos álbuns que lá estavam passaram para este novo móvel.

7 – Para o que eu pretendia, o «Handy Library» mostrou-se excelente. Todas as outras opções que experimentei nenhuma me satisfez.

Abraço

Manuel disse...

A estante é bonita, mas parece-me ter pouca capacidade, a não ser que tenha relativamente poucos livros.
Eu tenho uma estante de parede a parede, com prateleiras de contraplacado com a largura de 38 cm, com portas de correr, que mais parece um roupeiro, onde em filas duplas "enfiei" todos os livros de BD que consegui e... arrelia, das arrelias: ainda tenho uma catrefada deles que não tenho onde os pôr!
As opções sem portas não me seduzem, pois a humanidade e o consequente bolor, a que se juntam o pó e os arreliantes ácaros, deixam-me à beira de um ataque de nervos! Há lá coisa mais irritante, do que estar a ler uma BD, e de repente ver passar um microscópico ácaro, com uma grande descontração, por entre as linhas do texto!
Perco logo o entusiasmo pela leitura, pela enésima não sei quanta vez, e vou imediatamente ver se arranjo uma maneira de exterminar esta maldita fauna!

Nuno Neves disse...

Olá Manuel, neste preciso momento tenho catalogadas e arrumadas nas novas estantes, num móvel de 330cm de comprimento por 230cm de altura e 40 de largura, cerca de 1342 edições de banda desenhada. E ainda tenho mais 10 prateleiras por preencher. É certo que não caberá toda a minha bedeteca aqui mas acredite que é um excelente espaço. Como já referi, não tenho problemas de humidade, mas se arranjar maneira de exterminar os ácaros, partilhe aqui, até porque sou fortemente alérgico. Boas leituras... sem ácaros!