27 janeiro, 2021

Próximas publicações

 
Não obstante estes tempos incertos, algumas editoras vão revelando as suas intenções editoriais para o corrente ano, como é o caso da ARTE DE AUTOR, das poucas que editou em Janeiro, e que agora divulgou o seu plano para o 1º semestre de 2021.
 
Percebe-se que a ideia é de uma novidade por mês, o que me parece certo. A começar logo pelo segundo volume de «O Castelo dos Animais» (já lançado este mês). «Duke» e «Spaghetti Bros» são duas séries das quais teremos a sua continuação. E para os muitos leitores, que aquando do edição do álbum duplo que reunia os volumes 4 e 5 da série «Armazém Central», perguntavam se a editora iria recuperar os volumes anteriores, a resposta chega em Março com a (re)ediçao do primeiro volume «Marie». E mais, os volumes 2-3 e 6-7 estão previstos para o 2º semestre do ano.
 
Para Maio, teremos «Léna» numa edição integral que reúne os três álbuns já publicados em França, e o último título, «Apesar de tudo» traz-nos de novo Jordi Lafebre, o desenhador da série «Verões Felizes», e que aqui se estreia como autor completo. Digamos que caem todos muito bem numa boa bedeteca.
 
Outra editora que igualmente revelou o seu plano editorial, foi A SEITA. E se tenho a sensação que este ano será um "ano de westerns" (já sabem que foi aqui que leram primeiro), esta editora dá um forte contributo para tal.
 
A começar porque teremos o inicio daquela que será pela grande novidade que será uma colecção de álbuns «Tex» em formato franco-belga. O volume que marca a entrada do Ranger no catalogo da editora tem como titulo «A Chicotada» e conta com o argumento de Pasquale Ruju e desenhos de Mario Milano. O segundo volume da colecção, «O Homem das Pistolas de Ouro» assinado por Pasquale Ruju e desenhado por r.m. Guéra encontra-se igualmente previsto para este semestre.
 
Continuando com westerns, em Abril recebemos de braços abertos, «Procura-se Lucky Luke» o novo álbum de Mathieu Bonhomme (a capa, mais uma vez, está belíssima). Continuando nos franco-belgas, que já se sabe é uma das forte aposta da editora para este ano, teremos também «Drácula de Bram Stoker», uma adaptação do clássico literário, pelo autor Georges Bess.
 
Na colecção Aleph vai entrar «O Detective e o Caçador» uma saga em dois volumes e que reúne Dampyr e Dylan Dog, duas das mais populares personagens da Casa Bonelli.
 
Também não faltará BD portuguesa, com «Umbigo do Mundo» o primeiro volume da série de ficção-cientifica, assinado por Penim Loureiro e Carlos Silva. Para fechar o semestre, segue-se mais adaptação de um dos grandes textos universais, «Apocalipse: O Livro da Revelação de São João», adaptado à BD por dois grandes dos fumetti italianos, Alfredo Castelli e Corrado Roi.

Chamo só a atenção que alguns estes lançamentos poderão eventualmente sofrer alguns atrasos face ao previsto, motivado pelo estado de emergência a que o país se encontra sujeito.
 

Sem comentários: